Da Europa ao Sertão: série especial do Fique Alerta revela os bastidores e a força cultural do São João

Publicado em 19/06/2026, às 07h00
Fotos: Anderson Conrado/Cortesia à TV Pajuçara
Fotos: Anderson Conrado/Cortesia à TV Pajuçara

Por TV Pajuçara

A série especial 'Da Europa ao Sertão: como se faz um São João' explora os bastidores da quadrilha junina Luar do Sertão, destacando a importância cultural e econômica dessa manifestação popular no Nordeste brasileiro.

Os cinco episódios mostram o trabalho de costureiras, artesãos e dançarinos, evidenciando como a tradição europeia se transformou em uma identidade cultural única e vibrante no Brasil.

Com a jornalista Mônica Ermírio participando ativamente no último episódio, a série busca não apenas entreter, mas também preservar memórias e fortalecer a identidade cultural, sendo exibida entre 22 e 26 de junho no programa Fique Alerta.

Resumo gerado por IA

O colorido dos figurinos, os passos ensaiados à exaustão, o forró que acompanha gerações e uma cadeia produtiva que movimenta costureiras, artesãos, coreógrafos, músicos e cenógrafos. Por trás do espetáculo que encanta o público nas noites juninas existe um universo pouco conhecido. É esse caminho que a série especial “Da Europa ao Sertão: como se faz um São João” percorre entre os dias 22 e 26 de junho no programa Fique Alerta.

Em cinco episódios, a reportagem mergulha nos preparativos da quadrilha junina Luar do Sertão e acompanha os profissionais que transformam tradição em espetáculo. A série mostra como uma manifestação cultural que tem raízes europeias ganhou identidade própria no Nordeste brasileiro, tornando-se uma das expressões mais fortes da cultura popular.

Veja o teaser da série

TV e manifestações culturais

Para a jornalista e editora-chefe do Fique Alerta, Vera Valério, a proposta da série ultrapassar a cobertura festiva.

“Quando a televisão se aproxima das manifestações culturais populares, ela ajuda a preservar memórias, fortalecer identidades e ampliar o entendimento sobre quem somos. O São João é um patrimônio vivo que conecta história, economia, afeto e pertencimento. Ao contar como ele é construído, buscamos aproximar o público da riqueza cultural que existe por trás de cada apresentação.”

A repórter Mônica Ermírio, ficou encantada com o universo quadilheiro.

"São no mínimo seis meses de preparação, de ensaios. Contrata-se toda uma estrutura com coreógrafos, projetistas, iluminação para se montar uma quadrilha. Uma verdadeira indústria que realiza grandes espetáculos. São grandes espetáculos com histórias muito ricas não apenas na Luar do Sertão, que abriu as portas para nossa reportagem, mas em todas as outras”. 

A série especial “Da Europa ao Sertão: como se faz um São João” será exibida de 22 a 26 de junho no Fique Alerta, que vai ao ar a partir de 11h30.

Gostou? Compartilhe