Futebol

Dado evita projeção com partidas fora de casa: "Trabalhar jogo a jogo"

27/07/17 - 17h07
Douglas Araújo / Ascom CRB

O CRB encerra na tarde desta quinta-feira (27) o penúltimo treino antes de embarcar para Goiânia, onde enfrenta o Goiás no sábado (29), às 16h30, no Estádio Serra Dourada, em jogo válido pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva na última quarta, o técnico Dado Cavalcanti confirmou uma mudança na equipe e comentou sobre a preparação regatiana para as partidas fora de casa. 

"Internamente procuro trabalhar jogo a jogo. Falo para os atletas que não temos que nos preocupar com o segundo jogo. Às vezes estabelecemos metas, exemplo: "Vamos somar quatro pontos"; e aí acaba perdendo o primeiro jogo e essa meta já não é atingida. Acabamos levando uma frustração desnecessária para o segundo jogo".

Sem contar com o zagueiro Adalberto e o lateral Edson Ratinho, suspensos, Dado ainda aguarda uma resposta do departamento médico a respeito da situação de Zé Carlos, que sentiu dores na região do tornozelo na atividade de quarta e virou dúvida. 

"Posso adiantar que na saída do Adalberto joga o Gabriel. É o nosso zagueiro canhoto, joga na posição, nosso capitão e vai fazer dupla com o Flávio. Já fizeram essa dupla várias vezes durante o ano. Não tem muito mistério. A segunda troca não é nem mistério, é dúvida mesmo. Não tenho certeza. Não sei como armar ainda a saída do Ratinho e a entrada de um novo jogador. O que sempre falo nessas trocas quando acontecem, é que esse cara que vai jogar, não vou exigir que ele faça o que o Ratinho fazia. Já falei isso da outra vez que o Marcos Martins não atuou e entrou o Adriano. Possivelmente o jogador que vá fazer a função tem característica diferente", revelou o treinador. 


Gabriel está confirmado na zaga do Galo (Foto: Douglas Araújo / Ascom CRB)

"Vou ter algumas possibilidades. Nos treinos vou fazer os testes e observações, para que, após o treinamento, eu tenha a definição para fazer um novo treino na sexta de manhã. Ou seja, terei duas sessões. Uma para tirar dúvida e outra para fazer um trabalho mais específico e que eu possa fazer a melhor escolha e a gente possa entrar com a melhor formação e também com as opções de troca, porque um jogo não é vencido com a escalação inicial, muitas vezes é vencido com as trocas, substituições, jogadores que finalizam o jogo", acrescentou.

Invicto há oito jogos, o Galo tem 25 pontos e ocupa a sexta posição da Segundona. Já o Goiás é o 14º, com 20 pontos. Em caso de vitória sobre o Goiás, o CRB pode voltar ao G-4 da Série B. Após o jogo com o Esmeraldino, o Regatas segue para Curitiba, onde duela com o Paraná na terça-feira (1). 

Confira outras falas de Dado Cavalcanti.  

Treino de quarta

"O treinamento foi bom, estava previsto. Precisava fazer alguns ajustes em relação a tomada de decisão, posicionamento mais analítico mesmo, orientar, expor e colocar as possibilidades... Onde a bola estiver posicionada, onde é o melhor posicionamento. O melhor gesto técnico. Fiz um trabalho diferenciado com os defensores, zagueiros e volantes". 

"Finalizamos com todo o grupo fazendo o ataque contra defesa, movimentações especificas de ataque. E quando se trabalha ataque, trabalha defesa... Trabalhamos com dupla de zaga, volantes com formação de linha de cruzamento, interceptação de bola aérea, agredir bem a bola, buscar a segunda bola. Foi bem proveitoso o trabalho". 

Retorno de Gabriel

"Talvez ele perca um pouco de ritmo. Isso é normal. Passou muito tempo, a dupla Flávio e Adalberto jogou todos os jogos comigo, o Gabriel sequer entrou em campo, não teve a oportunidade nem de jogar minutos. Vai perder ritmo, isso é fato. Mas com a experiência dele, a  imposição em campo, é um jogador que todo mundo respeita, todos aqui admiram. Todos vão fortalecer o Gabriel para que ele faça um bom jogo".  

Goiás

"Falei para os nossos jogadores, esse adversário mudou muito a cara com a chegada do Argel (Fucks), já venceu uma fora de casa contra o Ceará, partida difícil, ganharam o jogo bem, com consistência. A gente olhando para tabela talvez visualize algo de fácil, mas não tem nada disso não. Somos sabedores de como é difícil essa competição. O Goiás, pela tradição, investimento, qualidade dos jogadores, sabemos que não é para estar onde está. Por isso o pensamento e o respeito para enfrentar o adversário e buscar três pontos contra ele". 

Preocupação com pendurados?

"Temos alguns jogadores pendurados, já fui questionado: "Poxa, será que dá para administrar?". Não, não tem que administrar, tem que dar o melhor contra o Goiás, tem que fazer o melhor para sair de campo vitorioso. Foi assim que chegamos a brigar por essa vaga no G-4, que nos aproximamos dos primeiros colocados e é assim que vamos continuar. Vamos dar o nosso sangue por esses três pontos contra o Goiás". 

*Nota: Flávio Boaventura, Gabriel, Yuri, Danilo Pires e Neto Baiano estão pendurados com dois cartões amarelos. 

Paraná

"Depois desse jogo com o Goiás, vamos juntar os cacos, ver o que sobrou entre "mortos e feridos" (risos), como fala a história dos suspensos e desgastados, lesionados... Espero que não tenha. Depois pensamos no jogo com o Paraná. Meu foco total está em buscar os três pontos contra o Goiás".