Futebol

Daniel Alves não paga fiança, e ficará preso na Espanha durante o final de semana

Extra Online | 22/03/24 - 11h57
Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Daniel Alves ficará mais alguns dias na prisão. Apesar da Justiça da Espanha ter aceitado seu pedido de liberdade provisória na última quarta-feira, o brasileiro continua detido no Centro Penitenciário Brians 2 porque o prazo para depósito da fiança foi extrapolado mais uma vez e agora ele só poderá ser libertado na segunda-feira.

Daniel Alves tinha até às 14h da Espanha (10h de Brasília) para depositar a fiança estipulada pela Justiça espanhola em 1 milhão de euros (o equivalente a R$ 5,4 milhões, na cotação atual). No entanto, os juízes autorizaram estender o prazo, e Alves tinha até às 15h no horário local (11h no horário de Brasília) para pagar a fiança.

Como isso não aconteceu, o ex-lateral passará o final de semana detido. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal El Periódico, da Espanha.

Desta forma, a previsão é que Daniel Alves consiga o dinheiro para deixar o Centro Penitenciário Brians 2, onde está preso há 14 meses, na segunda-feira. Sua advogada, Inés Guardiola, inclusive, já recolheu os passaportes do ex-jogador para entregá-los à Justiça com o objetivo de evitar uma possível fuga para o Brasil.

Daniel Alves já poderia ter deixado a prisão nos últimos dois dias, mas o prazo para depósito da fiança foi extrapolado nas duas oportunidades. Segundo o jornal La Vanguardia, o brasileiro teria recorrido ao ao pai de Neymar, atacante do Al-Hilal, da Arábia Saudita, para pagar esse montante, contudo o boato foi desmentido pelo próprio empresário.

— Como é de conhecimento de todos, em um primeiro momento, ajudei Daniel Alves, sem nenhum vínculo com qualquer processo. Neste segundo momento, em uma situação diferente da anterior, em que a justiça espanhola já decidiu pela condenação, estão especulando e tentando associar meu nome e do meu filho a um assunto que hoje não nos compete mais. Espero que o Daniel encontre junto à sua própria família todas as respostas que ele procura. Para nós, para minha família, o assunto terminou. AGORA PONTO FINAL — disse o pai de Neymar.

Vale lembrar que durante o julgamento do ex-lateral, o pai do camisa 10 da seleção brasileira cedeu 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil, na cotação atual) para pagar uma multa que tinha como objetivo reduzir a pena de Daniel para quatro anos e meio.

Daniel Alves foi detido pela polícia espanhola, em Barcelona, no dia 20 de janeiro de 2023 ​​depois de ir depor por suspeita de ter agredido sexualmente uma mulher na discoteca Sutton. O brasileiro, que estava no México e retornou à capital da Catalunha, foi à delegacia para testemunhar espontaneamente e foi detido em uma viatura logo na sequência.

Quais foram as condições impostas pela Justiça para soltar Daniel Alves? A nova deliberação impõe que o brasileiro não fique a menos de mil metros da mulher que o denunciou — do domicílio, do trabalho dela ou de qualquer lugar que ela frequente. Daniel Alves não poderá se comunicar com a vítima por qualquer meio ou procedimento.

Daniel Alves volta à pedir liberdade provisória - O atleta voltou à pedir a liberdade provisória esta semana ao Tribunal de Justiça da Espanha. Em uma audiência feita por videoconferência e com portas fechadas, nesta terça-feira, o brasileiro declarou ao magistrado que não iria fugir, caso seu pedido fosse concedido.

— Não vou fugir. Confio na Justiça e estarei sempre à sua disposição — disse Daniel Alves, segundo a imprensa espanhola.