Alagoas

De bicicleta, ambientalista percorre todas as cidades banhadas pelo Rio São Francisco

Aqui Acontece | 08/01/19 - 16h02
Paulo Pecê Lima | Reprodução/Facebook

Há seis meses o ciclista e ambientalista paraense Paulo Pecê Lima está percorrendo, de bicicleta, todas as cidades banhadas pelo Rio São Francisco. O ponto de partida foi Minas Gerais e o percurso segue até a foz do Velho Chico, localizada em Piaçabuçu.

Penedo foi o penúltimo município ribeirinho visitado pelo atleta, de 64 anos. Pedalando em sua bike de estimação, a “Maitê”, Paulo percorreu além de Minas Gerais, os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, chegando ao belo estado de Alagoas.

Com o projeto batizado de “Maitê, o Velho e o Chico”, o ciclista, que começou a pedalar após avistar um grupo de ciclistas pedalando nas ruas da cidade onde reside, em Belém do Pará, realizou nos locais onde passou, palestras, entrevistas e conversas com a população com temas ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e a importância da preservação ambiental.

Segundo Paulo Pecê, sua motivação vem do desejo de contribuir um pouco com a mudança de comportamento das pessoas, fazendo com que elas se atentem para os problemas ambientais existentes na atualidade.

“20 milhões de pessoas vivem as margens do Rio São Francisco. Não podemos mais esperar, é preciso agir e fazer algo em favor da natureza. Não podemos mais transferir a responsabilidade para ninguém. Devemos nos conscientizar da importância do Rio para todos e arregaçar as mangas”.

Na passagem pela cidade de Penedo o ambientalista realizará palestras sobre o Velho Chico e a importância da preservação ambiental, como forma de contribuir para um futuro melhor.