Futebol

De olho no Juventude, CSA pode conquistar o acesso nesta sexta-feira; entenda

Redação TNH1 | 22/01/21 - 10h31
Augusto Oliveira / CSA

Depois de uma rodada perfeita que o colocou no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA pode conquistar o acesso novamente à Série A do Brasileirão nesta sexta-feira, 22. Para isso, é preciso secar o Juventude contra o Figueirense e vencer o Brasil de Pelotas no Rei Pelé. 

O time gaúcho abre a 37ª rodada e encara o Figueirense hoje, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Com 55 pontos, o Alviverde é o quinto colocado e o único que pode ultrapassar o CSA nesta rodada. Se o Juventude perder ou empatar, basta uma vitória simples para o CSA garantir o acesso. 

Já sabendo do resultado, o Azulão entra em campo logo depois, às 19h15, contra o Brasil de Pelotas, no Rei Pelé. Com 66% de chances de acesso, segundo o site Infobola, o CSA tem 56 pontos e pode chegar aos 59 pontos, com 17 vitórias, enquanto os gaúchos, em caso de empate com o Figueira, só poderiam chegar aos 59 pontos, perdendo no número de vitórias, primeiro critério de desempate.

Adversários

A importância dos confrontos volta os olhares para Figueirense e Brasil-RS. Os catarinenses podem ser rebaixados hoje e tratam o jogo como "vida ou morte". A goleada sofrida diante do CRB e os triunfos de Náutico e Vitória deixaram o Alvinegro em situação complicadíssima na 17ª posição. Com 39 pontos, o Figueira tem que vencer para igualar os 42 pontos dos dois concorrentes e seguir vivo para a última rodada.

Se empatar, o Figueirense precisa secar o Leão e o Timbu. O Vitória joga no Barradão, em Salvador, e pega o Botafogo-SP, que já está rebaixado. E o Náutico visita o Cruzeiro na Arena Independência, em Belo Horizonte. O clube mineiro joga apenas para cumprir tabela, já que não tem risco de rebaixamento e nem chances de acesso. 

Do outro lado, o Brasil de Pelotas está na mesma situação do Cruzeiro e entra em campo para cumprir tabela. Com 48 pontos, os gaúchos estão na 12ª posição, garantidos na Série B da próxima temporada e sem chances de subir. 

Provável time

Mozart Santos não vai contar com o lateral-direito Cedric, lesionado, e nem com o artilheiro Paulo Sérgio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele pode utilizar Norberto na lateral ou escalar Rafinha na esquerda e reposicionar Diego Renan na direita. Já no comando do ataque, o treinador tem as opções de Pedro Lucas, Pedro Júnior e Rone. 

A provável formação do CSA tem Matheus Mendes; Norberto (Diego Renan), Cleberson, Luciano Castan e Diego Renan (Rafinha); Geovane, Yago, Nadson, Gabriel e Rodrigo Pimpão; Pedro Júnior (Pedro Lucas ou Rone).