Trânsito

Defesa pede soltura de condutor de Pajero envolvido em acidente com dois mortos

Erik Maia | 12/12/18 - 11h42
Leonardo Oliveira dirigia a Pajero quando o acidente aconteceu. | Arquivo TNH1

A defesa do motorista Leonardo Dionísio Alves de Oliveira impetrou um habeas corpus (HC) para libertá-lo, após ser preso por apresentar sinais de embriaguez e ter, supostamente, causado uma colisão frontal entre o carro que conduzia e uma Kombi, nas proximidades do polo químico de Marechal Deodoro, Litoral Sul de Alagoas. O acidente terminou com a morte de duas pessoas no último domingo (9).

O pedido foi impetrado nessa terça-feira (11) no sistema de consultas do Poder Judiciário, e distribuído ao desembargador Sebastião Costa Filho, que deverá atuar como relator do HC.

Na segunda-feira (10) o delegado Leonam Pinheiro, titular de Marchal Deodoro, que acompanha a investigação, afirmou que o empresário teria bebido três vezes mais do que o permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  "O Leonardo foi detido por embriaguez ao volante. No teste de bafômetro, ele apresentou 0.8 miligramas de álcool por litro de ar, um percentual três vezes maior do que o permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro. É um fator relevante", disse.

O motorista deve ser indiciado pelo crime de duplo homicídio e dupla tentativa de homicídio qualificado. Ele está preso no Presídio de Segurança Máxima onde está a disposição da Justiça, já que não é réu primário.

Em março deste ano Leonardo foi condenado pelo crime de roubo. Ele e outras duas pessoas teriam abordado um homem, em 2014, e o obrigado a deitar no chão. Apesar de não levarem nada do homem e afirmarem que tudo não passou de uma brincadeira, a Justiça condenou os três, que cumpriam as penas em Liberdade.

Desde o momento da prisão, o TNH1 tem tentado reiteradas vezes ouvir a defesa de Leornado Oliveira. De acordo com o site do Tribunal de Justiça, a advogada constituída para defende-lo é Amanda Melo Montenegro. A reportagem entrou em contato com ela que não quis comentar a prisão.

O acidente

O grave acidente envolvendo uma Pajero e uma Kombi, na rodovia BR-424, que dá acesso ao polo químico de Marechal Deodoro, resultou na morte de José Correia de Lima, de 68 anos, e Fernando Vieira, de 30 anos.

Outras duas pessoas deram entrada no Hospital Geral do Estado (HGE). Foram eles: José Ernandes dos Santos, de 52 anos, e João Sebastião Silva dos Santos, de 35 anos.

As quatro vítimas, funcionárias de uma empresa, estavam na Kombi no momento da colisão. Eles voltavam da jornada de trabalho no interior do Estado quando foram surpreendidos pelo outro veículo, na contramão.