Futebol

Defesa regular, chutes por gol e passes 'infinitos': os números do CRB na Segundona

Caio Lorena | 30/10/18 - 16h58
Jogo contra o Goiás premiou uma exibição consistente no número de finalizações a gol | Pei Fon / Portal TNH1

As estatísticas do CRB até a 33ª rodada da Série B evidenciam um desequilíbrio entre ataque e defesa. Até quando circula mais a bola, a equipe sente dificuldades para gerar ocasiões e convertê-las em gol. Será a principal de missão do técnico Roberto Fernandes na luta contra o rebaixamento. Por outro lado, a consistência defensiva se encontra na média da competição.

O Galo é uma equipe que sofre um número razoável de gols. Até aqui, foram 33 e o posto de sexta defesa menos vazada, empatando com o arquirrival CSA e o São Bento. Supera, portanto, o desempenho defensivo do Goiás, quarto colocado da competição. 

De acordo com o Footstats, os adversários precisam chutar em média 11.94 vezes para marcar contra o Galo, estatística que o coloca no 12º lugar do quesito. O número de passes para sofrer um gol é de 338.82, também dentro da média da competição. Com Roberto Fernandes, João Carlos foi vazado apenas três vezes em seis jogos.  

Construção das jogadas

O trabalho com bola é a grande pedra no sapato. Os números do Footstats mostram extrema dificuldade para transformar as trocas de passes em gols. Em média, o Galo precisa dar 492.58 passes para marcar, sendo a pior equipe da competição no quesito. O time pode até girar a bola e ter a posse, mas a conclusão da jogada tem deixado a desejar. O Juventude, que vem logo atrás nas estatísticas, precisa de 418.88. A diferença é larga.

Sobre o número de chutes necessários para marcar um gol, as estatísticas também preocupam. O Galo amarga a lanterna com um gol marcado a cada 18.33 finalizações. A deficiência neste fundamento tem sido reconhecida pelo técnico Roberto Fernandes nas coletivas.

Neto Baiano se recupera de lesão e ainda é dúvida para a próxima partida. Créditos: Pei Fon / Portal TNH1

A equipe precisa melhorar a pontaria para afastar o risco de queda para a Série C. Quem lidera o número de chutes errados é Neto Baiano. Segundo o Footstats, o centroavante finalizou 99 vezes, sendo o líder da competição. Ao mesmo tempo, errou 69. 

Neste sábado (3), o CRB recebe o Boa Esporte no Rei Pelé às 16h30. O jogo marca um confronto direto entre equipes que tentam evitar a queda para a Série C. Atualmente, o Galo está na 16ª colocação com 35 pontos. Os mineiros seguram a lanterna com 29.