Geral

Delegado diz que ainda não descarta falha mecânica em queda de helicóptero da Segurança Pública

01/12/15 - 10h50

"Apenas pericia vai apontar causa da queda de helicóptero" diz delegado (Crédito: Arquivo TNH1)

Atualizada às 11h08

Dois meses após a queda do helicóptero que terminou com a morte de quatro militares, em setembro deste ano, o delegado Manoel Acácio Júnior ainda aguarda os laudos que podem esclarecer o que causou o acidente. Apenas o laudo cadavérico já foi anexado ao inquérito que investiga o fato. O TNH1 errou quando informou que havia se passado um mês do fato.

Ele disse ao TNH1 que ainda não pode negar falha mecânica, nem apontar falha humana, e que apenas os laudos poderão apontar as causas do acidente. “Até agora não há nada que confirme hipóteses de falha mecânica ou falha na manutenção, mas isso não quer dizer que foi falha do piloto. Pode ter acontecido uma colisão com urubus, hipótese mais comum, ou alguma condição meteorológica adversa que tenha provocado o acidente. Apenas o laudo do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos [Seripa] irá confirmar ou descartar alguma hipótese”, disse.

Sobre o laudo cadavérico, o delegado disse apenas que já o anexou ao inquérito, mas deixou claro que ainda não avaliou o teor. “Eu ainda não o analisei porque vou deixar para fazer essa análise após receber todos os laudos, assim poderei chegar a uma conclusão”, informou.

Leia mais:

Vídeo de helicóptero divulgado em redes sociais está sendo investigado pela Polícia 

Emocionante! Militares mortos recebem homenagem por todo o país

Honras militares e emoção no sepultamento de vítimas de queda de helicóptero

Helicóptero que caiu e matou militares não tinha caixa-preta, diz perícia da FAB 

Militares mortos em queda de helicóptero são velados no Palácio Floriano Peixoto 

Capitão escapou de queda de helicóptero há seis anos; conheça as vítimas 

Manoel Acácio disse ainda que o laudo pericial que está sendo elaborado sobre as armas encontradas no local do acidente deverão mostrar apenas quais eram as armas. “Conversei com a perita ontem, e ela me disse que o laudo deverá ficar pronto nos próximos 15 dias. Esse laudo vai apontar que armas são aquelas e a que armas pertencem os fragmentos encontrados. Após essa identificação, eu irei notificar os órgãos responsáveis para dar baixa nelas definitivamente”, concluiu.

O TNH1 conversou com a assessoria de comunicação da Perícia Oficial, que encaminhou um texto sobre a confecção dos laudos periciais. “A perita criminal Miriam Braga explicou que está aguardando o retorno dos restos das peças do helicóptero, que estão em poder da equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II)”, diz o texto.

O caso

O helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas caiu, na manhã de 23 de setembro deste ano, em uma região próxima ao Aeroclube, no bairro de Santa Lúcia, parte alta de Maceió. Quatro militares morreram na queda: capitão Mário Henrique Assunção, os soldados Diogo Melo e Marcos de Moura, e major Milton Carnaúba.