Alagoas

Delegados recebem título de cidadania alagoana na Assembleia Legislativa

Ascom PC | 13/09/19 - 14h35
Ascom PC

Os delegados de polícia Fábio Costa (gerente de Recursos Especiais – GRE/DEIC) e Thiago Prado, titular das Sessões Antissequestro e da Delegacia de Crimes Cibernéticos, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), receberam na manhã desta sexta-feira (13), no plenário da Assembleia Legislativa, o título de cidadãos honorários de Alagoas. A honraria foi proposta pelo deputado Dudu Ronalsa, em reconhecimento pelo grande trabalho que os delegados da Polícia Civil têm prestado à segurança pública do Estado, sendo aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais.

Pernambucano, natural de Recife, o delegado Fábio Costa já foi servidor público do Estado como soldado combatente do Corpo de Bombeiro Militar, onde sua atuação lhe rendeu uma promoção para 2º sargento por Ato de Bravura, em 2010, e a concessão da mais alta comenda daquela instituição (Medalha do Centenário). Antes de assumir a GRE/DEIC, foi delegado distrital de São José da Tapera, regional de Santana do Ipanema e coordenador da Delegacia de Homicídios da Capital.

Em seu discurso, Fábio Costa agradeceu a concessão do título de cidadania e afirmou que a homenagem recebida era extensiva a toda Polícia Civil e todos os membros da segurança pública de Alagoas. Fez um breve relato de sua vida e as dificuldades vividas por sua família, lembrando ter perdido o pai muito cedo, quando este tinha apenas 37 anos. Mencionou ainda que se sente abraçado pelos alagoanos e garantiu que continuará sua luta no combate à criminalidade.

O delegado Thiago Prado é sergipano de Aracaju, tendo iniciado a carreira na delegacia de Maragogi, onde reduziu os homicídios e roubos. Em 2015, assumiu a delegacia de Marechal Deodoro, onde mais uma vez conseguiu reduzir os índices de violência. Antes de assumir o cargo atual, foi delegado de Roubos da Capital e Regional de Arapiraca.

“Antes de ser delegado já havia adotado Alagoas como local de refúgio para os momentos de descanso com minha família, pela paz e tranquilidade que esta terra oferece. Aprendi que é na delegacia de polícia que começa a Justiça e que as ações policiais devem ser fortes, mas sempre respeitando as garantis individuais”, afirmou, em seu discurso.

Para ele, o servidor público é um empregado do povo, e “assim, renovo meu compromisso com a sociedade alagoana, e agradeço ao governador Renan Filho, ao secretário Lima Júnior (Segurança Pública) e ao delegado-geral Paulo Cerqueira (Polícia Civil) pela confiança que me têm dado”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Vítor, que presidiu a sessão, reconheceu o trabalho que vem sendo feito pelos dois delegados, pelos demais integrantes da Polícia Civil (agentes e escrivães), como todo o setor da Segurança Pública, que reduziu os índices de criminalidade no Estado. “As portas da Assembleia estarão escancaradas para o que os senhores e a sua instituição precisarem”, disse o presidente da ALE.

O deputado Dudu Ronalsa, em seu pronunciamento, afirmou ser a concessão do título de cidadania uma homenagem merecida. Segundo ele, os índices de violência em Alagoas têm diminuído e isto se deve também ao trabalho da Polícia Civil, inclusive dos dois delegados. “Esses homens colocam a vida em risco para proteger a sociedade. Por isso, merecem a homenagem e queremos agradecê-los”, acrescentou.

“Vemos o trabalho dos senhores na redução da criminalidade no Estado. A Polícia Civil esclarece hoje cerca de 70% dos casos de homicídio, a melhor meta alcançada em todo o Brasil. O criminoso, agora, sabe que será preso e entregue à Justiça para responder pelo crime que cometeu”, afirmou o deputado Paulo Dantas.

O deputado Gilvan Barros Filho também falou na tribuna, durante a sessão, para elogiar o trabalho realizado pelo Polícia Civil, especialmente pela DEIC e Polícia Militar, que evitou um assalto a bancos na cidade de Girau do Ponciano, terra natal do parlamentar, há cerca de 15 dias. “A polícia, agora, se antecipa ao crime e evita que eles aconteçam. Quero agradecer pelo que os senhores fizeram, levando a paz aos cidadãos de Girau”, salientou.

O deputado Francisco Tenório, que é também delegado de polícia, ressaltou que Alagoas vive um grande momento com a redução da violência. “Além de ter uma taxa de 70% na elucidação de crimes, a Polícia Civil tem atuado ainda na prevenção. Nesse instante, todos os delegados e policiais civis se sintam homenageados”, completou.

Já o deputado Cabo Bebeto realçou o trabalho forte que vem sendo feito pelos dois delegados, e também a liderança que ambos sempre colocam nas delegacias e departamentos que comandam ao longo desses últimos anos.

O gerente da Academia de Polícia Civil, delegado Antônio Carlos Lessa, que representou o delegado-geral Paulo Cerqueira, na solenidade, disse que “com esta homenagem, os delegados Fábio Costa e Thiago Prado passam a ser nossos conterrâneos. E tenho certeza que esta honraria é estendida a todos os integrantes de nossa polícia”, destacou.

Um vídeo contando parte da vida profissional e depoimentos de familiares dos homenageados emocionou a todos que estiveram no plenário da Assembleia.

Também estiveram presentes à solenidade, os delegados Cícero Lima (gerente de Polícia Judiciária da Região 4 – GPJ4); Ana Luíza Nogueira (gerente de Polícia Judiciária da Região 1 – GPJ1); Eduardo Méro (coordenador d Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa da Capital – DHPP); e Lucimério Campos (presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Alagoas), além de vários delegados alagoanos, agentes e escrivães.

Ainda compareceram à sessão de homenagens, as deputadas Flávia Cavalcanti, Ângela Garrote e Fátima Canuto; o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, delegado Kelmann Vieira; a secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, Olívia Tenório, e o secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) de Maceió, delegado aposentado Flávio Saraiva.