Alagoas

Democracia Digital: evento debate o combate à epidemia da desinformação em ano eleitoral

Assessoria TRE AL | 28/07/20 - 16h00
Arquivo

Na próxima sexta-feira (31), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), a Agência Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) promovem o evento Democracia Digital, para debater como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode ajudar na preparação das próximas eleições municipais.

O objetivo da ação é construir uma rede articulada e mobilizada para combater a desinformação nas próximas eleições com a participação de públicos estratégicos e com o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos em todos os estados brasileiros.

O programa Democracia Digital acontecerá com programação dividida em duas etapas (turnos) ao longo do mesmo dia. Na primeira parte, em forma de talk show, será conduzido o debate “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas Eleições municipais?”. 

O objetivo desse espaço, que terá início às 9h30, é discutir e buscar os principais aprendizados decorrentes da crise de desinformação relacionada ao novo coronavírus para se preparar para o enfrentamento da desinformação no contexto das eleições municipais. A proposta é que os participantes convidados realizem perguntas em tempo real para os debatedores. 

A segunda parte será uma oficina de checagem, a partir das 14h, direcionada aos servidores públicos, advogados e jornalistas alagoanos que deverão ser indicados pelo próprio TRE. O público-alvo da oficina são profissionais que estarão trabalhando na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral.

Inscrições para o talk show Democracia Digital Eleições 2020: https://bit.ly/32J5h74 . Inscrições para a Oficina da Lupa: https://bit.ly/39fwIqo