O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) denunciou, pelo Twitter, que o governo Lula oferece R$ 60 milhões através de emendas RP2 para deputados e senadores que retirarem seus nomes do pedido de CPMI – Comissão Parlamentar Mista de Investigação sobre atos de 8 de janeiro, em Brasília, quando manifestantes ocuparam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
LEIA TAMBÉM
“Recebi a informação de que emissários do governo Lula estão oferecendo R$ 60 milhões em emendas para quem retirar a assinatura do requerimento para instalação da CPMI do 8 de janeiro. Em confirmando, vou buscar responsabilizar os envolvidos pela prática de corrupção ativa e passiva”, disse o parlamentar, anunciando também que vai acionar a Procuradoria Geral da República para apurar a denúncia.
A CPMI hoje atualmente apoio de 186 deputados federais e 33 senadores.
Por outro lado, a Polícia Federal iniciou hoje mais uma etapa da chamada “Operação Lesa Pátria”, para apurar o envolvimento de pessoas com atos de vandalismo de 8 de janeiro, e cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão em Minas Gerais e no Paraná.
Os crimes atribuídos aos envolvidos são: “abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. A qualificação dos crimes só deve ser feita ao fim das investigações, quando o Ministério Público fizer a denúncia formal à Justiça.”
LEIA MAIS
+Lidas