Contextualizando

Derrotados no primeiro turno definem hoje se apoiam Lula ou Bolsonaro

Em 4 de Outubro de 2022 às 10:09

Ciro Gomes, quarto colocado na eleição presidencial com 3,04% dos votos, anunciou que vai acompanhar a posição do seu partido, o PDT, sobre quem apoiar no segundo turno entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

A tendência, diz O Globo, é que o partido formalize a aliança com o petista, que foi duramente atacado por Ciro ao longo de toda a campanha. O anúncio oficial deve ser feito hoje, após a reunião da Executiva Nacional da sigla.

Ciro condicionou seu apoio a Lula à incorporação de pontos de seu programa de governo ao do petista. Os presidentes das duas siglas, Carlos Lupi e Gleisi Hoffmann, já tiveram uma conversa prévia.

O partido Novo emitiu a seguinte nota sobre sua posição no segundo turno:

“O NOVO trabalhou muito para oferecer aos brasileiros uma alternativa presidencial contra a polarização entre Lula e Bolsonaro, mas infelizmente sem sucesso. aDiante do cenário eleitoral do segundo turno, o partido se vê na obrigação de reforçar seu posicionamento institucional histórico, totalmente contrário ao PT, ao lulismo e a tudo o que eles representam, e libera seus filiados, dirigentes e mandatários, para declararem seus votos e manifestarem seu apoio de acordo com sua consciência e com os valores e princípios partidários”.

Soraya Thronicke, que concorreu ao Planalto pela União Brasil, descarta apoiar Lula ou Jair Bolsonaro no 2º turno, e radicaliza:

“Nenhum desses bandidos merece o meu apoio.”

No primeiro turno, PSDB e Cidadania apoiaram a candidatura de Simone Tebet (MDB), que obteve 4,9 milhões de votos (4,1%). A tendência é que os dois partidos anunciem hoje apoio a Lula para o segundo turno.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas