Mundo

Destroços de avião que desapareceu em 1971 são encontrados em lago nos EUA

Folhapress | 12/06/24 - 13h06
Os destroços de um jato corporativo que desapareceu em 1971 foram encontrados mais de 50 anos depois no lago Champlain, nos Estados Unidos | Reprodução / Departamento de Vermont

Os destroços de um jato corporativo que desapareceu em 1971 foram encontrados mais de 50 anos depois no lago Champlain, nos Estados Unidos.

Os restos da aeronave estavam submersos a 60 metros abaixo da água. Segundo a revista People, o pesquisador subaquático Garry Kozak fez a descoberta no mês passado usando um veículo operado remotamente, um sonar.

A região foi a mesma onde uma torre de controle de rádio rastreou o avião pela última vez. A pintura também é semelhante com a da nave. Apesar disso, o National Transportation Safety Board está investigando para confirmar se os destroços são mesmo do jato desaparecido.

Na época do paradeiro do avião, cinco pessoas estavam a bordo. Três funcionários da empresa de desenvolvimento Cousins Properties e dois tripulantes tinham saído de Vermont e estavam a caminho de Rhode Island quando enfrentaram uma tempestade de neve.

O pesquisador disse que a busca pode ter demorado devido à aparência de um avião quando se acidenta. "Um jato parece um monte de pedras, literalmente. Então, para a maioria das pessoas que olham para os dados do sonar, elas podem ignorá-los porque dirão: 'Oh, isso parece geologia''', explicou ao WCAX.