Nordeste

Devido à reabertura, Recife vai desinfectar parques e calçadões

Diário de Pernambuco | 26/06/20 - 14h15
Andréa Rêgo Barros/PCR

A Prefeitura do Recife vai desinfectar parques e os calçadões de praias e beira-rio. O serviço começa a partir da noite desta sexta-feira (26) e se soma aos atuais esforços de sanitização de espaços públicos, que já ocorrem em mercados, feiras, ruas do comércio e terminais de ônibus. O novo roteiro inclui os parques da Macaxeira, Caiara, Jaqueira, 13 de Maio, além da orla da Zona Sul e da Beira Rio, na Torre.

A estratégia de desinfecção de espaços públicos já fazia parte do Plano de Enfrentamento à Covid-19. Agora, também desempenha papel essencial no Plano de Convivência, por causa da reabertura desses espaços para caminhadas, corridas e pedalada. “A gente sabe que a sanitização ganha importância com a reabertura das atividades e, assim como manter a higiene e a distância, a sanitização também é importante”, disse o prefeito Geraldo Julio, em pronunciamento divulgado na manhã desta sexta.

Mais de 30 praças e parques serão sanitizados pelas equipes de Vigilância e Saúde Ambiental da prefeitura, como o Sítio Trindade (Casa Amarela); os parques da Jaqueira, da Macaxeira, Robert Kennedy (Ipsep), Caiara (Iputinga), Arnaldo Assunção (Engenho do Meio), Apipucos e Arraial do Forte (Cordeiro). Além dos parques Dona Lindu (Boa Viagem), Treze de Maio (Santo Amaro) e Santana; praças Maciel Pinheiro, do Derby, do Diario, do Hipódromo, da República, da Várzea e a Pracinha de Boa Viagem, locais que já vinham sendo desinfetados.

O processo consiste na aplicação de um desinfetante com ação viricida de alto nível, cuja ação tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas. O cronograma das atividades é dividido em três turnos, de segunda a sexta-feira, e nos fins de semana, em regime de plantão, garantindo segurança aos frequentadores dos espaços. Desde março, quando começaram os trabalhos em outros espaços de grande circulação, já foram aplicados mais de 368 mil litros da solução desinfetante em mais de 700 locais visitados.