Futebol Nacional

Diego Souza e Éverton marcam, São Paulo bate o Cruzeiro e continua perseguição ao Flamengo

29/07/18 - 18h31
Gazetapress

Diego Souza anotou pelo segundo jogo consecutivo. Em ótima fase, Reinaldo deu assistência para Éverton marcar. E Barcos ainda acertou o travessão em cobrança de pênalti. Foi assim que o São Paulo se reabilitou no Campeonato Brasileiro e derrotou o Cruzeiro por 2 a 0, no Mineirão, neste domingo, pela 16ª rodada.

Diego Souza, que finalizou de perna esquerda na pequena área após cruzamento de Rojas, ainda igualou Nenê na artilharia são-paulina na temporada. Cada um tem agora dez gols.

Apesar do triunfo, não foi dessa vez que o São Paulo assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Isso porque o Flamengo derrotou o Sport por 4 a 1, no Maracanã, e somou 34 pontos. O time tricolor tem 32 e é o segundo.

Já o Cruzeiro continua com 24 pontos, mas agora na oitava colocação.

O pênalti perdido por Barcos teve um peso importante. Foi aos 27 do segundo tempo, quando o placar era 1 a 0. Pouco depois, no contra-ataque, Reinaldo cruzou rasteiro para Everton só empurrar para o fundo da rede.

O triunfo foi surpreendente porque o São Paulo vinha de derrota para o Grêmio e teve desfalques importantes no setor defensivo. Não jogaram o lateral Militão, o zagueiro Arboleda e o volante Hudson suspensos por cartão amarelo.

Os substitutos foram o zagueiro Bruno Alves, o volante Araruna (na lateral) e o jovem volante Luan (na vaga de Hudson). Eles tiveram uma boa atuação e não comprometeram. Pelo contrário, se saíram bem.

O São Paulo ainda promoveu a estreia do lateral direito Bruno Peres, que foi contratado para substituir Éder Militão, negociado com o Porto e com despedida marcada para 5 de agosto. Mas o novo reforço ainda não está em condições físicas ideais. Passou a treinar na semana retrasada, interrompendo as férias.

Também estrou o jovem zagueiro Lucas Kal, 22, que vinha jogando o campeonato de aspirantes.

Para o Cruzeiro foi uma tarde de decepção. O time finalizou bem mais que o rival (nove chutes ao gol). Até o duelo deste domingo, só tinha perdido um jogo no Mineirão (para o Grêmio por 1 a 0, na estreia do Brasileiro).

SIDÃO SALVA E DIEGO SOUZA MARCA

O lance em que acabou em gol do São Paulo começou na defesa tricolor, aos 25 do primeiro tempo. O goleiro Sidão fez uma bela defesa em cobrança de falta de longe do lateral Edílson.

No contra-ataque, Reinaldo lançou a bola para Rojas, que tabelou com Éverton e recebeu de volta. O atacante equatoriano cruzou para a área e Diego Souza finalizou de perna esquerda para o fundo da rede.

TENTATIVA CELESTE

O Cruzeiro não fez um bom primeiro tempo, apesar de ter tido mais posse de bola e mais ações ofensivas (com três chutes ao gol). Por isso, Mano Menezes tirou Rafinha e colocou David no início da etapa final para tentar corrigir os problemas e buscar o empate.

A primeira jogada perigosa do time celeste foi aos 8 minutos. Foi quando Arrascaeta recebeu a bola na área e finalizou de primeiro. Sidão mostrou reflexo e espalmou a bola, com segurança.

Aos 21, Barcos ajeitou a bola para Arrascaeta marcar. O atacante cruzeirense chutou cruzado, visando o canto da meta. A bola até passou por Sidão e também passou rente à trave, mas não entrou.

NO TRAVESSÃO!!!

O Cruzeiro poderia ter empatado aos 27 minutos do segundo tempo em cobrança de pênalti. Mas falhou.

A penalidade foi marcada após Anderson Martins derrubar Arrascaeta dentro da área. A cobrança foi feita por Barcos. O cruzeirense escolheu o lado esquerdo da meta (Sidão caiu para o direito), mas acertou o travessão.

CASTIGO

Praticamente quatro minutos depois, o São Paulo deu o golpe final no Cruzeiro.

Aos 31, em rápido contra-ataque, Reinaldo avançou pela ponta-esquerda e finalizou no gol. Fábio até bloqueou, mas o rebote voltou para o são-paulino. Na segunda tentativa ele cruzou e Everton empurrou para a rede.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

O Cruzeiro tem compromisso já na próxima quarta-feira, quando visitará o Santos, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil.

O São Paulo jogará na quinta com o Colón, da Argentina, no Morumbi, pela segunda fase da Copa Sul-Americana.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 0 X 2 SÃO PAULO
CAMPEONATO BRASILEIRO 2018 - 16ª RODADA

DATA: domingo, 29 de julho de 2018
HORÁRIO: 16h (de Brasília)
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
ÁRBITRO: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
ASSISTENTES: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
GOLS: Diego Souza (SPO), aos 26 do 1º tempo, e Reinaldo (SPO), aos 31 minutos do 2º tempo
CARTÃO AMARELO: Ariel Cabral e Edílson (CRU); Anderson Martins (SPO)

CRUZEIRO: Fábio; Edílson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral e Rafinha (David); Mancuello (Raniel), Arrascaeta e Barcos. Técnico: Mano Menezes

SÃO PAULO: Sidão; Araruna (Shaylon), Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Luan (Lucas Kal), Liziero e Nenê (Bruno Peres); Rojas, Diego Souza e Éverton. Técnico: Diego Aguirre