Durante um jogo do Campeonato Brasileiro de Clubes Infantil Feminino em Maceió, o diretor do Clube Alagoano de Handebol arremessou uma cadeira na arquibancada para tentar conter uma briga entre torcedores, resultando em um tumulto generalizado após a vitória do Esporte Clube Pinheiros.
O incidente ocorreu após reclamações de pais sobre a arbitragem, que culminaram em agressões físicas, levando o diretor a agir de forma impulsiva na tentativa de restaurar a ordem no evento esportivo.
Em resposta ao episódio, o CAHAN repudiou a violência e afastou o diretor e outros envolvidos da competição, enquanto a organização do torneio reafirmou seu compromisso com um ambiente esportivo seguro e respeitoso.
O diretor do Clube Alagoano de Handebol (CAHAN), Ailton Patriota, afirmou neste sábado, 29, que arremessou uma cadeira na arquibancada do Ginásio Arivaldo Maia, em Maceió, para acabar com uma briga que acontecia no local. O fato foi registrado na noite dessa sexta-feira, 28, no jogo entre o CAHAN e o Esporte Clube Pinheiros (SP), pelo Campeonato Brasileiro de Clubes Infantil Feminino, que está sendo sediado na capital alagoana.
LEIA TAMBÉM
O posicionamento do dirigente foi compartilhado nas redes sociais. Veja abaixo:
Ver essa foto no Instagram
"Confesso que foi um ato inconsequente, um ato impensado, mas na realidade foi pra proteger outrem. Qual é a realidade do que aconteceu? A gente estava numa competição, quando terminou o jogo, alguns pais que já estavam exaltados durante todo jogo, reclamando de arbitragem, reclamando com a mesa, começaram a se exceder, subindo em cima do alambrado do ginásio. Isso não pode. Teve uma mãe, inclusive, que ficou batendo o portão".
"Então, veio um representante da federação, e pediu para que eles não fizessem isso. Quando voltou, ele começou a ser agredido. E ao chegar embaixo de onde a gente estava fazendo a transmissão, começou a agressão de quatro homens em cima de um. Vi aquela situação, pedi para parar, vocês podem ver no vídeo que eu me abaixo, peço para parar, tento analisar e vejo que não aconteceu".
O tumulto ocorreu após a vitória do Pinheiros por 20 a 19. As imagens eram transmitidas ao vivo no canal oficial da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), quando o diretor aparece ao lado da câmera na torre da transmissão e arremessa uma cadeira.
"Então, veio aquele impulso inconsequente, mas peguei uma cadeira leve e joguei do lado onde não tinha ninguém. A cadeira bateu no chão e a confusão acabou. Isso foi um ato impensado, mas foi o que terminou essa confusão generalizada. Desci, ainda perguntei lá de cima o que estava acontecendo, o que tinha ocorrido, que não podia ser feito aquilo, que estavam tentando acabar com a nossa competição".
"Desci e já tinham outras pessoas fazendo essa separação. Nunca, em nenhum momento, eu arremessei a cadeira em alguém. Foi um ato inconsequente, mas foi exatamente para criar esse fato novo e acabar essa confusão".
Em nota oficial, o CAHAN afirmou que não apoia qualquer forma de violência, agressão ou desrespeito, e lamentou que um campeonato voltado à formação esportiva tenha sido marcado por um episódio dessa natureza. O dirigente e outras três pessoas identificadas como responsáveis por atletas do Esporte Clube Pinheiros foram afastados da competição pela organização. O Pinheiros não tinha se posicionado até a publicação desta matéria.
"Quero deixar claro que o handebol não merece isso. O handebol não merece toda essa exposição incorreta. O handebol é um esporte gostoso de se fazer, um esporte que as crianças se divertem e não é um ambiente para violência. A ideia era tentar acabar a violência naquele momento. Não foi a melhor forma, entendo isso, mas foi uma forma que eu encontrei naquele momento. Isso é realmente o fato que aconteceu. Não houve nenhum arremesso de cadeira em ninguém, apenas para se criar um fato novo para acabar com a confusão generalizada que estava ocorrendo lá embaixo", pontuou Ailton.
A competição reúne 16 equipes, divididas em quatro chaves, com representantes de diferentes regiões do país em busca do título nacional. O torneio começou na última terça-feira, 25, e será disputado até este domingo, 30.
LEIA MAIS
+Lidas