Conteúdo de Marca

Diretrizes de segurança para usuários dos bate-papos por vídeo em 2021

26/10/20 - 09h10

A popularidade dos bate-papos por vídeo continuou a crescer de forma constante nos últimos anos. A relevância e as perspectivas desta ferramenta de comunicação puderam ser claramente avaliadas 9 anos atrás, quando a Microsoft gastou 8,5 bilhões de dólares na compra do Skype em 2011. Mesmo sem isso, todos os tipos de roletas de bate-papo já estavam celebrando sua ascensão ao topo do "Olimpo".

Novas plataformas, ferramentas e aplicativos para diferentes formatos de comunicação por vídeo continuaram a aparecer ano após ano:

  • cara a cara ou seja bate-papos privados,
  • salas de bate-papo anônimas para várias pessoas,
  • salas de conferência virtuais, etc.

E durante o isolamento social que cobria uma parte significativa do mundo em 2020, um serviço de vídeo de alta qualidade, seguro e confiável se tornou um must-have para a maioria das áreas da vida das pessoas mais simples. Isso também porque hoje as videochamadas são muito mais utilizadas não apenas para se comunicar com parentes distantes e nas férias, mas também em muitas outras áreas que antes, em sua maioria, funcionavam offline.

Onde os bate-papos por vídeo são usados ​​hoje?

Vamos examinar rapidamente a lista de áreas onde os serviços de transmissão se tornaram especialmente necessários:

  • para a comunicação no trabalho (um grande número de funcionários foi “trabalhar remotamente”);
  • na telemedicina (se antes nos Estados Unidos a cada quarta pessoa usava serviços de telemedicina, este ano há 2 vezes mais pessoas desse tipo);
  • no atendimento ao consumidor no varejo (segundo as estatísticas, um em cada três americanos prefere uma videochamada a um gerente de clientes para esclarecer informações sobre um produto);
  • recrutar trabalhadores e encontrar um emprego (embora quase todo segundo representante da Geração X não se importe em ser entrevistado por bate-papo por vídeo, o mesmo número de millennials já está fazendo isso);
  • na educação escolar e universitária (por exemplo, mais de um bilhão de alunos em todo o mundo foram forçados a parar de ir à escola devido à pandemia, e a única saída era estudar online);
  • para encontrar um parceiro e ter relacionamento (de acordo com estatísticas do datingsitesreviews.com, 82% das mulheres e homens solteiros comecaram a encontrar-se online durante a pandemia).

Falando separadamente sobre educação à distância e trabalho, o NY Times relatou em abril que o crescimento do número de sessões nos serviços de vídeo mais populares (Zoom, Google Classroom, Microsoft Teams, Hangouts Meet do Google) variou de 2 a 4 milhões.

Claro, outros métodos de comunicação virtual (por exemplo, bate-papos por texto) e treinamento (assistir a vídeo aulas gravadas) estão disponíveis hoje, mas é a comunicação por vídeo cara a cara que garante o máximo senso de presença, interação rápida e comunicação de alta qualidade. Por exemplo, segundo a Lifesize, 89% das pessoas dizem que a videoconferências as ajudam a se sentirem conectadas com seus entes queridos.

Resultados não menos interessantes — neste caso sobre o negócio automotivo — foram obtidos pelo Google em 2018 (embora já tenham se passado 2 anos, a informação continua extremamente relevante). O relatório diz que 64% dos compradores relataram disposição para comprar um veículo sem um test drive quando mostrado um vídeo de 360 ​​graus do modelo selecionado. Não é uma evidência de como a comunicação por vídeo é confiável para uma ampla variedade de pessoas?

Comparação lado a lado: bate-papos por vídeo online versus todos os outros

Se a informação dada anteriormente não parece convincente o suficiente para você, sugerimos que você volte para as reflexões lógicas mais simples. Vamos avaliar a praticidade e eficácia dos serviços de vídeo online em comparação com outras formas de interação.

Comunicação com clientes

Se você é um gerente de clientes e sua tarefa é se comunicar com clientes atuais e potenciais, então muitas vezes você tem várias ferramentas em seu arsenal: bate-papo por texto, chamada telefônica e bate-papo por vídeo. A primeira opção é a menos estressante e a mais fácil. Porém, a desvantagem é que basta o cliente fechar a página no navegador para se esquecer de você e da sua empresa. Não há nada que você possa fazer.

Falar ao telefone certamente lhe dá mais chances de "prender" o cliente e vender algo para ele. Mas aqui suas chances são altas apenas se você ler bem a entonação do cliente para captar o humor dele. Ao contrário de outras coisas, os bate-papos por vídeo proporcionam o máximo contato com o interlocutor, permitem-lhe ver as suas expressões faciais, humor, determinar rapidamente as suas necessidades e oferecer-lhe exatamente o que procura.

Educação

De acordo com o serviço estatístico statista.com, em 2015, 49% dos estudantes de todo o mundo relataram ter feito cursos online nos últimos 12 meses. Por sua vez, o recurso World Economic Forum em abril deste ano observou um aumento no número de usuários de vários serviços de educação online em 80% - 200% desde o início da quarentena. Isso, é claro, inclui cursos transmitidos ao vivo e cursos individualizados. No entanto, é a primeira opção mais eficaz e produtiva para a maioria dos ouvintes.

Em primeiro lugar, somente durante a transmissão do vídeo há uma conexão direta com o palestrante e a oportunidade de fazer uma pergunta sobre o tema durante a aula. Em segundo lugar, a supervisão do professor aumenta significativamente as chances de conclusão diligente das tarefas pelo aluno. Em terceiro lugar, geralmente durante as transmissões há um chat geral para todos os ouvintes, onde eles podem interagir, ajudar uns aos outros, dar dicas e trabalhar em equipe. Tudo isso faz uma enorme diferença no desempenho entre aulas pré-gravadas e aulas em vídeo ao vivo.

Namoro

Ninguém contesta que o namoro online se tornou uma das principais tendências do nosso tempo. Assim, em seu artigo de fevereiro, Dating Sites Reviews, apontou que 7 em cada 10 casais agora costumam a namorar pela Internet. Entre os recursos especializados estão redes sociais, sites de namoro, aplicativos móveis especializados e bate-papos por vídeo online como o Omegle e suas alternativas (coomeet.com/pt/omegle). Cada um tem seus prós e contras, mas os bate-papos por vídeo são a alternativa mais confiável e próxima à comunicação ao vivo.

Em maio, o Hinge Labs publicou um material com os resultados de pesquisas de seus usuários. 67% dos entrevistados admitiram que namorar em um bate-papo por vídeo era mais natural do que pensavam. 80% classificaram seus encontros por vídeo como bastante bem-sucedidos. Com base nas respostas recebidas, a empresa concluiu que as pessoas acham o namoro com uma webcam ainda menos desconfortável do que os primeiros encontros ao vivo.

Tais resultados não parecerão surpreendentes se você pensar no fato de que é durante uma transmissão ao vivo que você pode avaliar de forma adequada e abrangente seu interlocutor, ver suas emoções vivas, observar reações e expressões faciais, estabelecer contato visual, o que é tão importante em qualquer comunicação. Ao mesmo tempo, os encontros por vídeo são muito mais seguros do que os reais e os riscos para ambos os parceiros são minimizados, porque você sempre pode se desconectar de um interlocutor indesejado.

A segurança é o lado vulnerável dos bate-papos por vídeo

Ao optar pela comunicação pela Internet, é importante lembrar que mesmo os recursos mais convenientes possuem características próprias. Isso também inclui a segurança do serviço online. Mesmo os aplicativos maiores e mais famosos às vezes enfrentam hacks, furtos de dados e outros ataques de hackers.

Então, em abril, o site Information Security Newspaper escreveu que o aplicativo de comunicação de vídeo Microsoft Teams poderia ser hackeado usando um único arquivo gif. Um invasor pode obter acesso às informações de qualquer conta de usuário e, em seguida, obter os dados de empresas cujos funcionários contataram por meio da plataforma.

Um mês antes, o Washington Post relatou que um grande número de conversas em vídeo gravadas (que ocorreram no ZOOM) estavam disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa. Uma iteração simples de nomes de arquivos permitiu o acesso a diálogos privados, sessões com médicos e psicoterapeutas, discussões de trabalho e assim por diante.

Parece que as empresas estão tirando conclusões dos eventos atuais e corrigindo as falhas nas vulnerabilidades de seu software, o que significa que os problemas devem desaparecer gradualmente. No entanto, às vezes os próprios usuários esquecem as regras básicas de segurança.

Um dos precedentes de destaque aconteceu há pouco mais de 2 meses. Em agosto, The Telegraph escreveu sobre ladrões intervindo em uma audiência virtual no caso de um hack massivo do Twitter e fraude de bitcoin. A audiência teve que ser interrompida quando os infratores começaram a transmitir um vídeo pornô. No final das contas, a causa do incidente foi que o administrador da transmissão não definiu uma senha para ela, deixando o acesso aberto.

Diretrizes de conduta segura para bate-papos por vídeo online

Para minimizar a probabilidade de eventos desagradáveis ​​ao usar plataformas para videochamadas, basta lembrar e seguir algumas regras simples.

Não use seu e-mail principal ao se registrar

Se você tiver apenas um e-mail, é altamente recomendável que você crie um sobressalente e especifique-o ao registrar-se em um recurso desconhecido. Não se esqueça que quando hackeado, um infrator pode obter acesso ao seu e-mail, ou seja, a todos os e-mails, notificações e relatórios recebidos por você. Claro que essa regra é relevante não apenas para bate-papos por vídeo, mas também para muitos outros sites e plataformas online.

Cuide de sua conduta e aparência online

Mesmo que você esteja conversando por vídeo com sua mãe no meio da noite, porque ela mora a muitos fusos horários longe de você. A prática mostra que mesmo um sistema muito seguro pode ser hackeado e obter acesso aos seus diálogos em tempo real. Nessa situação, já existe estresse suficiente pelo fato de aparecer uma pessoa indesejada, e pensar no que exatamente ela verá só aumentará suas preocupações. Você não deve dar um motivo extra e uma maneira de comprometer você.

Pense o que você diz

Você pode estar sendo gravado. Talvez não agora, mas acontece com bastante frequência: muitos usuários de software de videochamada gravam suas conversas. Podem ser psicoterapeutas, médicos, palestrantes de webinar ou simplesmente alguém na companhia de amigos que decidiu guardar encontros virtuais para futuro. Portanto, sempre tenha em mente a frase clássica de policiais: "Tudo o que você disser pode ser usado contra você". Alternativamente, um dia você poderá se ver no YouTube, e será bom se você não tiver que corar pelo que foi dito antes.

Não confie em convites, links e arquivos desconhecidos

Parece uma coisa banal, mas a simples distração pode resultar em danos significativos. Ao clicar no link de outra pessoa para uma transmissão de vídeo desconhecida, na melhor das hipóteses, você verá conteúdo irrelevante para você e, na pior, se encontrará em uma página falsa que coleta seus dados pessoais e senhas.

O mesmo vale para arquivos. Pode ser uma faixa enviada a você por engano ou pode ser um vírus que irá arruinar a sua vida e a de seu computador por muito tempo.

Os bate-papos por vídeo online e os serviços de videoconferência se tornaram uma verdadeira salvação para muitos durante um lockdown forçado e isolamento social. Porém, lembre-se sempre que antes de tudo é você quem deve cuidar da sua segurança e conforto no espaço virtual, pois nenhum sistema é perfeito, por mais avançado que seja.