O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) registrou 62.437 infrações no primeiro semestre de 2026, uma queda em relação ao mesmo período de 2025, resultado de uma fiscalização mais eficaz e maior conscientização dos motoristas.
Apesar da redução geral, o avanço de semáforo vermelho se destacou como a infração mais comum, com 18.431 ocorrências, quase quatro vezes mais do que em 2025, o que levanta preocupações sobre a segurança viária.
O DMTT planeja intensificar a fiscalização e as ações educativas para combater infrações perigosas, enfatizando a importância da educação no trânsito para garantir a segurança dos motoristas e pedestres em Maceió.
O levantamento semestral realizado pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) contabilizou que foram registradas 62.437 infrações pelo órgão. O número é inferior ao registrado no mesmo período de 2025, quando foram anotadas 67.251. A redução é fruto da fiscalização mais eficiente por parte dos agentes e da conscientização dos condutores que circulam pela capital alagoana.
LEIA TAMBÉM
Embora o volume total de autuações venha demonstrando uma desaceleração, os dados referentes ao primeiro semestre de 2026 revelam condutas que ainda desafiam a segurança viária. Uma das práticas que trazem risco à vida e à integridade física das pessoas é o avanço de semáforo, que foi a infração mais registrada entre 01/01/2026 a 30/06/2026, com 18.431 infrações. O número é preocupante, pois é quase quatro vezes superior ao registrado no mesmo período de 2025, quando foram anotados 4.797 avanços de semáforo.
O diretor-presidente do DMTT, André Costa, falou sobre a redução dos números consolidados. "A autuação é a consequência da não obediência às leis de trânsito e ver esse número semestral reduzir de 2025 para 2026 mostra que além de uma maior eficiência na fiscalização, a conscientização dos condutores contribuiu para essa queda. Está longe do ideal, mas é exatamente assim, passo a passo, que alcançamos o objetivo", disse.
O titular da autarquia de trânsito também se pronunciou sobre o aumento no número de avanço de semáforo vermelho. "É um número que preocupa, pois aí é colocar diretamente a vida das pessoas em risco. O motorista que avança o semáforo vermelho assume o perigo de causar um sinistro gravíssimo de trânsito. Esse é um dos pontos que vamos focar para que além da queda no número geral, tenhamos os condutores de Maceió cada vez mais seguros", destacou André.
Segue abaixo a relação com as cinco infrações mais cometidas nos três primeiros meses de 2025 e 2026.
2025
1º Transitar pela faixa exclusiva destinada ao transporte público coletivo de passageiros: 16.415
2º Dirigir veículo usando calçado que não se firme nos pés ou comprometa a utilização dos pedais: 6.920
3º Estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização: 5.108
4º Avanço de sinal vermelho do semáforo: 4.797
5º Conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado: 3.854
2026
1º Avanço de sinal vermelho do semáforo: 18.431
2º Estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização: 5.546
3º Transitar pela faixa exclusiva destinada ao transporte público coletivo de passageiros: 5.537
4º Dirigir veículo usando calçado que não se firme nos pés ou comprometa a utilização dos pedais: 4.876
5º Multa por não identificação do condutor infrator, imposto à pessoa jurídica: 4.020
Outras infrações também chamam a atenção do DMTT, principalmente no quesito segurança viária. São elas: dirigir manuseando ou segurando o celular, com 3.192 registros; executar conversão à esquerda ou à direita em locais proibidos pela sinalização, com 2.414 registros; e deixar o condutor ou o passageiro de usar cinto de segurança, com 1.896 registros. "São autuações que trazem risco direto aos motoristas, tanto os que cometem esses tipos de infrações como os demais", ressaltou o diretor-presidente do DMTT.
Educação no Trânsito
O trabalho dos educadores do DMTT em conscientizar os motoristas para os perigos de não seguir as regras de trânsito é fundamental para garantir a segurança viária. As ações educativas acontecem diariamente em escolas, com o foco voltado para os futuros motoristas, com atividades com crianças e adolescentes; em empresas, trazendo orientação para motociclistas e motoristas que utilizam carros e motos para seus trajetos casa/trabalho/casa e também como ferramenta de trabalho, ou seja, mais expostos aos riscos do dia a dia nas ruas e avenidas de Maceió.
"A educação é fundamental e temos sempre uma atenção especial não somente em períodos como o Maio Amarelo ou na Semana Nacional de Trânsito, que acontece em setembro. Todos os dias os nossos educadores atuam na cidade para ajudar para melhorarmos a segurança viária", completou André Costa.
LEIA MAIS
+Lidas