Televisão

Do que vivem? Como Otaviano, Cris Dias e outros ex-globais ganham dinheiro

Uol | 08/05/19 - 21h01

Existe vida e grana para profissionais que deixaram a principal emissora de TV do país? Veja como está a carreira de sete jornalistas e/ou apresentadores que saíram há pouco tempo da Globo. Alguns mostram que é possível se reinventar e continuar lucrando - uns mais, outros menos - do que quando estavam no vídeo.

Otaviano Costa

O ex-apresentador do "Vídeo Show" deixou a emissora depois de seu último programa, "Tá Brincando", não ter segunda temporada. Foram dez anos de casa. O marido de Flavia Alessandra, no entanto, continua vinculado ao grupo. Desde 2017 ele apresenta "No Ar com Otaviano Costa", na Rádio Globo. Ele ainda exerce com regularidade as atividades de garoto-propaganda e mestre de cerimônias. 

Cris Dias

Não faz nem dois meses que ela deixou o "Globo Esporte" -seu contrato não foi renovado depois de 13 anos de trabalho. 

Recentemente, ela deu pistas de que deve trabalhar como influenciadora digital. "Estou aberta. Já recebi algumas sondagens de outras emissoras. Mas o caminho também pode passar pelas mídias sociais. Tá pintando coisa nova aí, mas ainda é segredo." 

Ela inclusive já criou um canal no YouTube (ainda vazio) e um novo perfil no Instagram, o Dias de Cris, que por enquanto tem apenas 922 seguidores - o dela tem 335 mil. 

Mariana Ferrão

A ex-apresentadora do extinto "Bem Estar" também apresenta um programa na Rádio Globo. Todos os sábados pela manhã Mariana recebe convidados no "Saúde de Corpo e Alma" para tratar de temas relacionados a uma vida saudável. 

A decisão de sair da emissora partiu dela, quando anunciou que queria se dedicar a projetos pessoais. Atualmente, Mariana dá cursos de uma técnica de autoajuda, desenvolvida por ela, a "Unboxing.Me - The Journey". A jornalista estava na Globo desde 2010. 

No site do curso há uma descrição sobre o método, que foi desenvolvido pela própria jornalista. "Jornada de autoconhecimento desenvolvida por Mariana Ferrão. Em cada etapa, Mariana traz um pouco da sua história de vida e das ferramentas que aprendeu no seu próprio caminho de desenvolvimento pessoal", explica o site do evento, que custa entre R$ 98 e R$ 240 a participação. 

Fernando Rocha

O ex-parceiro de Mariana trabalhou por 30 anos na Globo até ser informado, em fevereiro passado, que seu contrato não seria renovado. Apesar de estar até agosto vinculado, por contrato, a emissora, ou seja, até lá, Fernando continua recebendo seu salário. Ele também já exerce outras atividades, que fazia antes mesmo de sair do ar. 

"Vou seguir minha vida dentro ou fora da casa. Sou muito querido, tenho grandes amigos. Já passei por Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, posso continuar em São Paulo também. Já passei pelo jornalismo, sou ator, tenho DRT, faço palestras, sei fazer muitas coisas", disse na época da saída do programa, que também saiu da grade da emissora em abril. 

Atualmente, Fernando segue viajando pelo Brasil para divulgar seu livro "Na Medida do Possível", lançado no segundo semestre do ano passado. Ele também já está escrevendo outro livro. 

Izabella Camargo

A jornalista da Globo em São Paulo foi demitida após voltar de uma licença médica, quando teve que tratar da Síndrome de Burnout, no fim do ano passado. 

Izabella ficou pouco tempo sem trabalhar. Em janeiro, ela assumiu o setor de comunicação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. No entanto, no mês passado, ela decidiu deixar o órgão federal, onde chegou até a receber uma homenagem do ministro Marcos Pontes e sua equipe. A jornalista disse que sua saída do ministério foi para "preservar minha saúde". 

Hoje, Izabella é porta-voz da síndrome, dá palestras sobre o assunto e também sobre prevenção de doenças. A jornalista ainda faz bico de mestre de cerimônias. 

Rafa Brites

A ex-repórter passou a apostar no mundo das palestras de autoajuda depois que deixou o "Vídeo Show", há um ano. Com 1,6 milhão de seguidores, ela continua faturando com publicidade no Instagram e investe ainda na carreira de coach. Recentemente, ela exibiu um certificado, que, segundo ela, somente oito pessoas no Brasil possuem. 

Carla Vilhena

Desde que deixou a Globo, ela passou a se dedicar dedicar ao próprio site, no qual fala de turismo, beleza, moda, comportamento, maternidade, entre outros assuntos. Além do site, assim como outros colegas, Carla faz palestras e atua como mestre de cerimônia em eventos corporativos.