Alagoas

Doe um brinquedo para uma criança vítima de violência atendida pelo IML

06/07/16 - 11h53 - Atualizado em 06/07/16 - 11h58
Assessoria

Servidores dos Institutos de Medicina Legal de Maceió e Arapiraca retomaram esta semana a campanha “Faça uma criança feliz” para arrecadação de brinquedos para o Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps). O setor atende crianças vítimas de violência.

As doações estão sendo recebidas nas sedes dos IMLs e a expectativa este ano é poder contar com a participação ainda maior da sociedade alagoana, para que mais meninos e meninas sejam beneficiados. 

De acordo com o médico legista Avelar Holanda, o Naps foi instalado por intermédio de médicos e psicólogos. O setor é um local lúdico com brinquedoteca para realizar o acolhimento especializado por psicólogas e assistentes sociais em crianças vítimas de violência física e sexual. 

“Este local prepara de forma afetiva e lúdica as crianças antes de serem examinadas pelo médico plantonista e foi idealizado para reduzir os danos e traumas vivenciados por estas crianças”. Explicou o médico.

A psicóloga Rita Carla Sales, explicou que quatro profissionais atuam no setor e uma das técnicas utilizadas é o uso de brinquedos e brincadeiras lúdicas para tranquilizar a criança que irá passar pelo exame de corpo de delito. No final todas essas crianças atendidas pelo setor escolhem um brinquedo e levam para casa.

“Recebemos muitas crianças e por isso precisamos de doações de brinquedos para manter o setor. Então quem tiver a boa vontade de doar brinquedos novos ou aqueles usados que seus filhos não usam mais iremos agradecer muito, pois, este ano nobre estará fazendo uma criança feliz como diz o nosso lema.”

Devido ao sucesso do Naps em Maceió, o projeto foi ampliado e implantado este ano no IML de Arapiraca que também depende de doações para manter o setor. Todos os brinquedos doados serão divididos entre as duas unidades que contam o gesto de solidariedade de todos os cidadãos para fazer as crianças sorrirem.