Alagoas

'Dois Dedos de Prosa & Poesia': projeto divulga produção literária contemporânea em AL

Assessoria | 09/03/20 - 10h11

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a Academia Alagoana de Letras lançam o projeto Dois Dedos de Prosa & Poesia, um encontro literário mensal, realizado sempre na terceira quarta-feira de cada mês, na Casa Jorge de Lima, reunindo dois escritores alagoanos. O objetivo da iniciativa é divulgar o que há de melhor na produção literária contemporânea do estado, trazendo autores e autoras selecionados a partir de editais, promovidos pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. O evento gratuito e aberto ao público, conta com o apoio cultural do Armazém Anandda.

O primeiro bate-papo da programação anual do Dois Dedos de Prosa & Poesia será realizado no dia 18 de março, às 10h, apresentando dois escritores que fazem parte do catálogo da editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos: Milton Rosendo, autor de Caos Totem (livro de poesia, publicado em 2016), e Felipe Benício, autor de Do Caos & (livro de poesia, publicado em 2018). A participação no encontro prevê a entrega de certificado, emitido pelas instituições parceiras. Para tanto, os interessados devem  fazer inscrição prévia, pelo site: www.imprensaoficialal.com.br, ou pelo link: https://tinyurl.com/doisdedos1.

“Graciliano Ramos, Jorge de Lima e Lêdo Ivo são alguns dos maiores expoentes da literatura brasileira, nascidos em Alagoas. São os escritores que a maioria das pessoas conhece e lê. Mas muitos outros artistas talentosos vêm despontando no atual cenário literário e precisamos dar visibilidade aos seus trabalhos para que todos os alagoanos conheçam suas obras e se orgulhem do alto nível da literatura que vem sendo produzida em nossa terra”, afirma Dagoberto Omena, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

De acordo com o executivo, a arte literária de Alagoas é fecunda e diversificada e esta realidade vem sendo comprovada a cada edital organizado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. “Anualmente, lançamos livros de excelente qualidade, selecionados a partir de editais públicos democráticos, isonômicos e transparentes, que dão oportunidade para que os escritores nascidos em Alagoas, ou radicados aqui, publiquem seus livros inéditos. E, a partir destes editais, sempre temos revelado grandes talentos como Natasha Tinet, autora de Veludo Violento, que foi a segunda colocada no Prêmio Literário da Biblioteca Nacional de 2019, na categoria Poesia”, cita.

Segundo Alberto Rostand Lanverly, presidente da Academia Alagoana de Letras, o projeto Dois Dedos de Prosa & Poesia visa também incentivar o hábito da leitura e aproximar a sociedade alagoana da Casa Jorge de Lima. “A parceria entre a Academia Alagoana de Letras e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos somente revigora a cultura de Alagoas. E todo esforço que se faz pela cultura é válido, pois sem cultura a vida segue sem destino, sem união e sem arte”, afirma.

Amante da boa literatura, a empresária Leila Amanda, proprietária do Armazém Anandda e sócia da rede Erva Doce Doce Erva, abraçou o projeto Dois Dedos de Prosa e Poesia, tornando-se incentivadora do projeto. “Apoiar iniciativas como esta, que valoriza a cultura e os artistas locais, é uma oportunidade para nós empresários que acreditamos no potencial do nosso estado. Afinal, nossa essência é alagoana, nascemos e crescemos aqui, somos fruto da credibilidade que nossos clientes depositam em nós. Nada mais prazeroso que poder retribuir toda essa confiança, abraçando uma atividade que vai gerar oportunidade de propagar os nomes da nossa literatura”, diz.

Dinâmica do evento

Cada encontro literário do projeto Dois Dedos de Prosa & Poesia será gravado pela TV Alagoana que disponibilizará a edição do bate-papo em seu canal no YouTube e nas redes sociais da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Dividido em quatro blocos, o diálogo entre os escritores terá duração de cerca de 40 minutos, permitindo uma interação entre eles e os participantes.

No primeiro bloco, cada escritor terá cinco minutos para se apresentar e falar sobre o seu processo criativo. Na segunda etapa, com duração prevista de 15 minutos, os escritores farão perguntas um para o outro, para que cada um possa discorrer sobre suas obras e suas propostas estético-literárias. O terceiro bloco contará com a participação do público presente na Casa Jorge de Lima que poderá fazer perguntas aos escritores. No último bloco, cada autor terá a oportunidade de ler poemas ou trechos selecionados de seus livros. Ao final do evento, será aberta a sessão de autógrafos e será servido um coffe break aos participantes.

Incentivo

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos venderá com 50% de desconto todos os títulos dos autores e autoras envolvidos no projeto Dois Dedos de Prosa & Poesia para os participantes dos encontros literários. As vendas promocionais poderão ser feitas com antecedência, para incentivar o público a ler as obras antes do evento, proporcionando uma discussão mais aprofundada sobre o conteúdo dos livros.

O encontro Dois Dedos de Prosa & Poesia veio para ficar. Até dezembro já estão programados os próximos diálogos literários com os escritores e escritoras da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Quem tiver interesse em participar do evento e de adquirir os livros no preço promocional, deve se inscrever com antecedência. Mais informações pelo telefone: 82 3315-8303.

PROGRAMAÇÃO PLANEJADA PARA 2020

17/03/20 – Milton Rosendo (autor de Caos Totem – livro de poesia) e Felipe Benício (autor de Do Caos &, livro de poesia);

22/04/20 – Fernando Fiúza (autor de Outdó, Sonetos Impuros e Livramento, livros de poesia) e Richard Plácido (autor de Entre Ratos e outras máquinas orgânicas);

21/05/20 - Benedito Ramos (autor dos romances Doce de Mamão Macho; Água de Chocalho; e Nadi) e Lucas Fonseca (autor do romance Dora);

17/06/20 - Sidney Wanderley (autor de Cidade, A Feira, Notas sobre leitura, livros de prosa e 60, livro de poesia) e José Minervino Neto (autor de Antes e depois da chuva, livro de poesia)

15/07/20 – Adalberto Souza (autor de Das coisas que esquecemos pelo caminho, Quando gatos lunares encontrarem Rodolfo Valentino na cidade dos bonecos solitários, e Fantasmas não andam de montanha russa, livros de poesia) e Natasha Tinet (Veludo Violento, livro de poesia, segundo colocado no Prêmio Literário da Biblioteca Nacional de 2019);

19/08/20 –José Geraldo Marques (autor de Prelúdios & Delírios, livro de poesia) e Fátima Costa (autora de Valsa Triste, livro de poesia);

16/09/20 – Sérgio Prado Moura (autor de Apuê, livro de contos) e Lucas Litrento (autor de Os Meninos Iam Pretos porque Iam, livro de poesia);

21/10/20 – Cosme Rogério (autor de Radiações de fundo cósmico, livro de poesia) e Guilherme de Miranda Ramos (autor de Minha fúria e outros demônios, livro de poesia, Mateu errante, Mateu brincante, Estrela raivosa;

18/11/20 –  Amanda Prado (autora de A Ilha de Laura, livro infantil, e Pedra Perdendo Seiva, livro de poesia) e Nilton Resende (autor de O orvalho e os dias, livro de poesia);

16/12/20 – Jeová Santana (autor de Solo de Rangidos, livro de poesias, e Dentro da Casca, livro de contos) e Ana Iris Santos (autora de Cavia Porcellus, livro de poesia).