Maceió

Dois desabamentos e outras 40 ocorrências: Defesa Civil atualiza número de chamados após chuvas

TNH1 com TV Pajuçara | 19/04/24 - 18h24
Cortesia/Caio Lui

A Defesa Civil de Maceió atualizou, no início da noite desta sexta-feira (19), o número de ocorrências atendidas pelo órgão nas últimas 24 horas em decorrência das chuvas. Em pouco tempo, o total de chamados saiu de 23 para 42, com a continuidade do tempo chuvoso que já afeta a maioria dos bairros da capital alagoana. Não houve vítimas de desastres naturais e duas casas desabaram parcialmente por causa da chuva.

Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil Municipal, explicou, em entrevista ao programa Cidade AL, da TV Pajuçara/Record, que os moradores das residências que ficaram parcialmente destruídas conseguiram deixar os imóveis antes. 

"Foi um trabalho bastante intenso desde às 4h da manhã. O número foi atualizado para 42 ocorrências no início desta noite, e grande parte delas por deslizamento de massa. Emitimos pela manhã a possibilidade desse evento, mas graças a Deus sem vítimas fatais. Houve danos. Duas residências na Grota do Rafael, mas os moradores saíram de forma preventiva antes e tiveram apenas danos materiais. E a Defesa Civil segue nas ruas e monitorando", disse.

Nobre alertou para a possibilidade de novos casos de deslizamento de terra caso a chuva siga a cair nas próximas horas. "A partir de agora, qualquer 10, 15 ou 20 milímetros de chuva, intensifica a possibilidade de deslizamento. Então pedimos à população para qualquer caso de inclinação de poste, de árvore, ou registro de rachaduras em casa, para entrar em contato conosco por meio do número 199, e vá para um local seguro", pediu o coordenador do órgão.

"No momento estamos fazendo ações de respostas, acolhendo a população, e fazendo outras ações de prevenção, como a retirada de pessoas de áreas críticas. Quando o tempo se estabilizar, a gente retoma para os trabalhos preventivos como desobstrução de galerias pluviais, limpeza dos canais, colocação de lonas e sempre com contato com a população", continuou.

Por fim, Abelardo Nobre destacou que, apesar do grande volume e de chover o que não era esperado para o mês de abril, o número de ocorrências e de vítimas é menor em comparação com os outros anos. 

"A média do mês era para 194 milímetros, e hoje já registramos 207 milímetros. Foram 108 milímetros em 24 horas, e a gente atendeu 42 ocorrências, em comparação com outros anos, o número era bem maior. Então o trabalho preventivo funciona e deve ser intensificado para trazer mais tranquilidade e menos transtornos para a nossa população".