Doze cidades que ficam às margens dos rios Mundaú e Paraíba, em Alagoas, estão entre os municípios mais atingidos pelas fortes chuvas que atingem todo o estado desde a última sexta-feira, 1°. A informação foi confirmada ao TNH1 pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
De acordo com o órgão, os municípios foram castigados após o Rio Paraíba e Mundaú receberem um grande volume d'água desde as suas respectivas nascentes, que ficam no estado de Pernambuco.
"União dos Palmares, São José da Laje, Murici, Rio Largo, Santana do Mundaú e Branquinha, foram os municípios mais atingidos. Todos eles são banhados pelo rio Mundaú e o nível do rio subiu muito, recebendo um grande volume d'água desde a nascente. Já o vale do Paraíba, outra região bastante castigada, os municípios de Paulo Jacinto Quebrangulo, Viçosa, Capela e Atalaia, também apresentaram problemas após a cheia do Rio Paraíba", diz Vinícius Pinho, coordenador da Semarh.
Pinho ainda destacou que, mesmo sem chuva, a cidade de Rio Largo, último município banhado pelo Rio Mundaú, deve continuar registrando um aumento no nível do rio. "Estamos monitorando todas as regiões, sendo que a previsão para as nascentes dos rios é de chuva com pouca intensidade intercalada com períodos de tempo seco. Porém, o rio deve continuar aumentando ao longo do seu percurso, neste domingo. Este aumento deve ser sentido principalmente na cidade de Rio Largo, última cidade banhada pelo Mundaú", explicou o coordenador.
Previsão para este domingo, 03 - Após diversas regiões de Alagoas serem castigadas pelas fortes chuvas que caem desde a última sexta-feira (1°), a previsão do tempo para este domingo, 03, deve trazer um alento ao alagoano. De acordo com a sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o domingo deve registrar chuvas de baixa intensidade, intercaladas com períodos de tempo seco em todo o estado.
A temperatura média para todas as regiões de Alagoas deve variar entre 19ºC e 29º C.