“A medida que proponho possui duas vertentes: de um lado, assegura o tratamento digno a ser conferido aos pacientes terminais e seus familiares; de outro, permite um maior acesso aos leitos da rede de saúde por pacientes submetidos a tratamento médico”.
LEIA TAMBÉM
É nesses termos que o deputado estadual Dr. Wanderley (MDB) propõe ao governador Paulo Dantas e ao secretário Gustavo Pontes de Miranda, da Saúde, através de Indicação lida no plenário da Assembleia Legislativa, que o Estado crie um espaço específico para pacientes em estado terminal, sem condições de recuperação, humanizando o tratamento a essas pessoas.
Uma recomendação do parlamentar, que é médico: “com leitos próprios, na rede de saúde pública ou privada”, assegurando-se aos familiares desses pacientes “assistência material, religiosa e psicológica”.
“Não é raro encontrar casos em que a população carente não dispõe de outros familiares para cuidar em suas casas desses doentes, daí a necessidade de intervenção do Estado para atender a essa parcela da sociedade”, alega.
Dr. Wanderley é, na verdade, o apelido político do cardiologista e cirurgião José Wanderley Neto, que já foi secretário estadual da Saúde e vice-governador de Alagoas, sendo uma das referências da medicina no Estado e reconhecido em todo o Brasil pelo seu nível profissional.
LEIA MAIS
+Lidas