Contextualizando

Duas más notícias para a Braskem

Em 4 de Fevereiro de 2026 às 10:00

O plano da Petrobras para a Braskem, anunciado no final do ano passado, até que deu esperanças ao mercado na reestruturação da petroquímica uma janela relevante de recuperação dos fundamentos da companhia.

“No dia 15 de dezembro, a gestora IG4, do empresário Paulo Mattos, fechou um acordo com os credores da Novonor (ex-Odebrecht) para assumir as ações da Braskem e se tornar o controlador da petroquímica, ao lado da Petrobras, que seguirá como sócia relevante e co-controladora”, explica Rikardy Tooge, da newsletter “InvestNews”. 

O sentimento com a operação unindo a Petrobras e o fundo IG4 era de diminuição do risco de crédito e de tornar menos custosa a rolagem de passivos da empresa.

Entretanto, o cenário de esperança se modifica bastante com a decisão do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica de se aprofundar mais na análise do acordo que pode levar a gestora IG4 ao controle da Braskem – que encerrou o último trimestre com cerca de US$ 7 bilhões de dívida líquida. 

Outra situação desinteressante para a petroquímica foi a divulgação de um vídeo por moradores dos Flexais, localidade afetada pelo desastre ambiental que afeta vários bairros de Maceió causado pela exploração de sal-gema pela mineradora, denunciando o desmatamento do mangue às margens da Lagoa Mundaú, por parte das empresas que prestam serviço à Braskem em Bebedouro.

As imagens ganharam grande repercussão através das redes sociais nesse início de semana.

Gostou? Compartilhe