Alagoas

É falso documento sobre o funcionamento de salões de beleza em Maceió

Agência Alagoas | 16/04/20 - 16h00
Divulgação Agência Alagoas

Circula em diversos grupos de whatsapp um printscreen com o texto de uma suposta instrução normativa da Diretoria de Vigilância em Saúde de Maceió, datada de 13 de abril e não numerada, que estabeleceria o funcionamento de salões de beleza, centros de estética, barbearias, laboratórios e restaurantes.

O documento, divulgado como oficial, falsamente informa que para o retorno das atividades nos estabelecimentos comerciais acima elencados, algumas regras teriam que ser seguidas pelos empresários, como atendimento a um cliente por vez, a proibição de filas nesse ambientes e o uso de equipamentos de proteção dos funcionários. “Instrução Normativa Nºxxxx Maceió, 13 de Abril de 2020. Estabelece critério para o funcionamento de salão de beleza, estética, barbearia, laboratórios, clínicas e consultórios médicos e odontológicos, restaurantes e similares (...) enquanto perdurar a quarentena”, diz um trecho do texto. As informações são falsas.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que o documento não tem qualquer validade, uma vez que não apresenta número nem assinatura. Ainda segundo a SMS, o tipo de instrução normativa presente na imagem, no âmbito municipal, só pode ser emitida pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

Vale lembrar que os serviços de farmácias, supermercados, laboratórios, estabelecimentos médicos, odontológicos para emergência, hospitalares, psicológicos, fisioterapêuticos e de vacinação, assim como órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicações, distribuidoras e revendedoras de água e gás, distribuidores de energia elétrica, segurança privada, postos de combustíveis, funerárias, estabelecimentos bancários, lotéricas, padarias, clínicas veterinárias, lojas de produtos para animais, lavanderias e oficinas mecânicas continuam funcionando.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.