Geral

É falso que alimentos como limão, alho e abacaxi curem a Covid-19

Não há comprovação científica sobre a eficácia dos alimentos alcalinos, nem de medicamentos ou receitas caseiras, para combater o novo coronavírus

Agência Alagoas | 09/03/21 - 12h31
Foto: Reprodução / Agência Alagoas

Uma mensagem, com informações falsas, circula em grupos de WhatsApp afirmando que para evitar ser infectado pelo novo coronavírus bastaria ingerir alimentos com o pH maior que 5,5. O conteúdo falso ainda cita alguns dos alimentos supostamente ácidos que curariam a Covid-19, como limão, alho, abacaxi, tangerina, laranja, entre outros.

De acordo com a médica infectologista Mardjane Alves, do Hospital Helvio Auto, não há embasamento científico que comprove a eficácia do que é abordado na mensagem. “Medidas que não são comprovadas cientificamente podem atrapalhar as medidas de proteção que realmente são eficazes”, explica. 

A médica afirma que é necessário seguir as recomendações dos órgãos de saúde sobre a prevenção da doença e não acreditar em receitas divulgadas nas redes sociais. 

“Para se proteger do coronavírus mantenha as mãos limpas, usando água e sabão ou álcool gel [ou álcool líquido a 70%], tenha cuidado com a higiene respiratória e evite ambientes fechados e com aglomerações. Focar em medidas que não têm eficácia comprovada pode fazer com que a gente se descuide das que, de fato, são protetoras”, finaliza Alves, lembrando que o uso de máscaras fora de casa é fundamental. 

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui  para enviar agora.