Alagoas

É fato que taxistas e motoristas de app não podem transportar passageiros no banco da frente em Maceió

Agência Alagoas | 23/07/20 - 23h15
Agência Alagoas

Circula nos grupos de Whatsapp, em Alagoas, um áudio em que um homem afirma que seria proibido transportar passageiros no banco da frente de táxis e carros por aplicativos na capital alagoana. A informação é verdadeira.

“Motoristas e taxistas: a partir de amanhã não podemos levar de forma alguma no banco da frente algum passageiro. Senão seremos multados e teremos o nosso carro recolhido. A fiscalização será intensa e quem descumprir vai ter o veículo apreendido”, ressalta o homem no áudio.

A medida integra o Decreto Municipal 8.918, que dispõe sobre a prorrogação das ações para enfrentamento do estado de calamidade em saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus.

O artigo 5º do decreto, publicado no Diário Oficial de Maceió no dia 16 de julho, estabelece as seguintes regras para o funcionamento do transporte de passageiros por táxi ou aplicativos:
 

  • Disponibilizar álcool em gel 70% (setenta por cento) para os passageiros.
  • Andar, preferencialmente, com as janelas abertas para permitir a circulação de ar.
  • Utilizar máscaras para todos os ocupantes de táxis e transportes por aplicativo.
  • Acomodar os passageiros apenas no banco traseiro do veículo.
     

As fiscalizações sobre a normativa estão sendo feitas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) desde a última segunda-feira (20) nos principais corredores de transportes de Maceió.

“Quando os veículos de táxi ou transporte por aplicativo são abordados e verifica-se que não estão transportando os passageiros nos bancos traseiros, sem máscaras e/ou o veículo não dispõe de álcool em gel, os condutores são autuados e podem ter os carros removidos”, informou em nota a assessoria de comunicação do órgão.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.