Alagoas

É primavera! Confira a previsão do tempo para Alagoas no 1º fim de semana da nova estação

Assessoria Semarh AL | 25/09/20 - 15h25

A primavera começou oficialmente na manhã da última terça-feira (22), e já é possível sentir a mudança no clima em Alagoas. Segundo a previsão da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), as temperaturas aumentam gradativamente, o tempo continua seco e menos chuva é esperada para o período.

 A estação vai até o dia 21 de dezembro e, de acordo com o meteorologista Vinicius Pinho, por Alagoas ainda estar numa fase de transição do período chuvoso para o seco, as chuvas rápidas continuam, principalmente durante as manhã. “Aquelas chuvinhas rápidas de curta duração continuam, durante a madrugada e início das manhãs. Posteriormente, o tempo vai ficando mais seco, os dias vão ficando mais longos, as temperaturas vão gradativamente aumentando e a umidade relativa do ar ficando mais baixa”, destacou.

Outro ponto importante que vai se caracterizar neste início da primavera é o fenômeno chamado de La Niña, que está ligado ao resfriamento das temperaturas médias das águas do Oceano Pacífico. “O La Niña já está consolidado no oceano pacífico, mas ainda é fraco. Devemos ter uma resposta maior do La Niña no final da primavera e início de verão, com o aumento das chuvas e trovoadas.” completa Pinho.

Além disso, outra mudança significativa se baseia no regime de ventos que passava de leste a sudeste, e passa a ser de nordeste: um vento mais intenso, forte, mais quente e seco.

Fim de semana

Para o final de semana em Alagoas, a previsão do tempo divulgada nesta sexta-feira (25) pela Sala de Alerta mostra tempo predominantemente seco e possibilidade de chuva leve nas primeiras horas do dia, como o esperado para a estação no estado.

Na sexta-feira, as temperaturas variam entre 24ºC e 29°C em Maceió. No Sertão alagoano, entre 22°C e 32°C.

Para o sábado (26), sol entre poucas nuvens principalmente no Agreste e Sertão do estado. Nestas regiões, os termômetros atingem mínima de 22°C e máxima de 33°.

No Domingo (27), nebulosidade variável com sol entre nuvens em todas as regiões de Alagoas. No Litoral e Baixo São Francisco, mínima de 24°C e máxima de 30°C. Na Zona da Mata, 23°C de mínima e 29°C de máxima.

A previsão do tempo pode ser conferida diariamente em http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao, bem como no aplicativo "Semarh Tempo Alagoas", disponível para a plataforma Android e iOs.