Alagoas

Educação cede impressoras 3D para confecção de máscaras de proteção em AL

Agência Alagoas | 09/04/20 - 21h37
Thiago Henrique / Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL) cedeu cinco impressoras 3D para ajudar a força-tarefa montada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para produção de máscaras destinadas aos profissionais que atuam no combate a Covid-19 o estado. As máquinas foram entregues no Instituto de Matemática da Ufal e fazem parte da estrutura do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores EFEX e do Programa Meninas em STEM.

O Programa Meninas em STEM, ação da pasta que visa incentivar a participação feminina nas ciências exatas e iniciação científica, é consequência de um projeto desenvolvido junto à embaixada americana e USP, que promovem o seminário STEM TechCamp no Brasil. No início deste ano, quatro escolas da rede estadual foram contempladas com impressoras 3D para desenvolver atividades do programa. As mesmas que, agora, ajudarão a produzir material de proteção para os profissionais da saúde.

“Estamos em um momento em que é necessário unir forças e, por isso, a Seduc cedeu estas máquinas à Ufal para que as mesmas sejam utilizadas pela equipe do Instituto de Matemática. Desta forma, ajudamos a aumentar a produção de máscaras e contribuímos com a sociedade para reduzir a propagação do vírus”, avalia o coordenador do Efex, Ednaldo Firmino.