Egito neutraliza estrelas belgas, mas deixa escapar vitória na estreia

Publicado em 15/06/2026, às 18h36
Foto: Reprodução/FIFA
Foto: Reprodução/FIFA

Por O Lance!

O Egito empatou em 1 a 1 com a Bélgica na abertura do Grupo G da Copa do Mundo, mostrando uma defesa sólida e aproveitando bem os contra-ataques, mas um gol contra de Hany no segundo tempo impediu a vitória egípcia.

A seleção africana abriu o placar com um gol de Ashour e teve chances de ampliar, enquanto a Bélgica, apesar de ter mais posse de bola, lutou para converter seu controle territorial em oportunidades claras de gol.

Após o empate, a Bélgica pressionou, mas o Egito conseguiu segurar o resultado, resultando em um ponto para cada equipe, com a sensação de que o Egito poderia ter conquistado a vitória diante das dificuldades da Bélgica em fazer suas estrelas se destacarem.

Resumo gerado por IA

O Egito esteve mais perto da vitória do que a Bélgica na abertura do Grupo G da Copa do Mundo. Organizada defensivamente e eficiente nos contra-ataques, a seleção africana anulou boa parte das ações ofensivas dos europeus e chegou a controlar o resultado durante boa parte da partida. No entanto, um gol contra de Hany no segundo tempo decretou o empate por 1 a 1 nesta segunda-feira, em Seattle.

Mesmo com nomes como Kevin De Bruyne, Doku e Lukaku, a Bélgica encontrou dificuldades para criar oportunidades claras diante do sistema defensivo montado pelos egípcios. Quando teve espaço, o Egito foi mais incisivo e abriu o placar aos 19 minutos da etapa inicial. Após inversão de Mohamed Salah, Ashour dominou na entrada da área e bateu colocado para superar Courtois.

A vantagem poderia ter sido ampliada antes do intervalo. Zico obrigou Courtois a fazer boa defesa, enquanto Marmoush aproveitou falhas da defesa belga para levar perigo. Do outro lado, a Bélgica teve mais posse de bola, mas pouco conseguiu transformar o controle territorial em chances reais de gol.

Na segunda etapa, os europeus aumentaram a pressão. De Bruyne acertou a trave em cobrança de falta e Tielemans passou perto do empate em chute de fora da área. Ainda assim, o Egito seguiu encontrando espaços nos contra-ataques e esteve novamente próximo de ampliar com Marmoush e Ashour.

O cenário mudou aos 20 minutos. Meunier recebeu pela direita e cruzou para a área. Lukaku disputou a jogada pelo alto e Hany, ao tentar afastar, desviou contra o próprio gol, deixando tudo igual no placar.

A Bélgica cresceu após o empate e passou a ocupar o campo ofensivo. Lukaku desperdiçou uma boa oportunidade de cabeça e Shobeir apareceu com destaque para impedir a virada em finalização de Mechele. Apesar da pressão final dos belgas, o Egito segurou o resultado e somou um ponto que teve gosto amargo pelo desempenho apresentado ao longo da partida.

Com o empate, as duas seleções iniciam a Copa com um ponto cada, mas a atuação deixa a sensação de que o Egito esteve mais próximo de largar com vitória diante de uma Bélgica que encontrou dificuldades para fazer suas principais estrelas brilharem.

Gostou? Compartilhe