Geral

Eixo Viário terá termo de cessão assinado nesta quinta-feira (5)

Ministro da Defesa e comandante Militar do Nordeste assinam documento no Palácio do Governo

04/05/16 - 19h21
Agência Alagoas

O ministro da Defesa, o alagoano Aldo Rebelo, volta a sua terra natal, nesta quinta-feira, 5, para assinar o termo de cessão de parte da área do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTz), na capital, para a construção de um dos eixos viários que abrem alas para a futura instalação do corredor de transporte de massa, em Maceió. A solenidade de assinatura ocorre às 10h, no Palácio República dos Palmares, com a presença do governador Renan Filho e do general do Exército, Manoel Pafiadache. 

A autorização ministerial dá andamento à construção do Eixo Quartel, já que de acordo com o projeto, parte da via de alternativa deveria entrar na área do 59º Batalhão. A obra será construída como mais uma opção de escoamento do tráfego na Avenida Fernandes Lima, principalmente durante as intervenções na principal avenida de Maceió.

Para o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, “Alagoas presenciará um momento histórico, pois há muitos anos se fala da construção da via que passa pelo 59º Batalhão do Exército, já que não existe nenhuma outra alternativa que viabilize o tráfego de um lado ao outro, como exemplo do Centro a Rotary”.

O secretário lembrou que a iniciativa é uma reivindicação antiga da população. “Graças ao poder de articulação do governador Renan Filho, estamos chegando em um fato memorável”, destacou Amaral.

O Estado prevê desapropriar ao menos dez áreas localizadas nas ruas Marieta Lages, Goiás, Tereza de Azevedo, Frei Caneca, Luiz de Mascarenhas e Miguel Palmeira. A área requisitada pelo governo do estado ao quartel possui 15.918 m² de área. 

As obras preliminares estão em processo de licitação e a Procuradoria Geral do Estado deve conduzir o processo de desapropriação, estando autorizada a invocar o caráter de urgência no processo. Conforme publicação do Diário Oficial do Estado, em fevereiro de 2016, as despesas decorrentes desse projeto correrão à conta dos recursos previstos na Lei Orçamentária Anual do Estado de Alagoas. 

Além dos imóveis situados nas imediações do 59º Batalhão de Infantaria do Exército, haverá desapropriações também nas proximidades do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa) para dar lugar ao segundo eixo, o Eixo Cepa, aliviando o trânsito na Avenida Fernandes Lima e, consequentemente, na Avenida Durval de Góes Monteiro.