Mundo

El País: "Presidente está à beira de abandonar a política pela porta dos fundos"

18/04/16 - 09h11 - Atualizado em 18/04/16 - 09h29
Agência Câmara

O jornal El País, da Espanha, publicou matéria sobre a aprovação do processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

Para a publicação, o Brasil agora aguarda a reação dos mercados e da própria Dilma Rousseff à abertura de impeachment do presidente, por 367 votos contra 167, em uma votação longa e movimentada.

"O impeachment já está de pé e caminha para o Senado, onde, a partir de maio, Rousseff irá provavelmente estar temporariamente fora do cargo por 180 dias até que o Congresso decida sobre o futuro político do Partido dos Trabalhadores (PT) no poder", afirma o El País.

"O país tem ainda a assimilar o resultado de uma votação que coloca a presidente à beira de abandonar a política através da porta dos fundos", completa.

A reação dos mercados financeiros para um processo que cria instabilidade no país é uma das chaves para medir o impacto do impeachment de Rousseff na economia, afirma o jornal.

A associação empresarial mais influente no Brasil, a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), afirma nesta segunda-feira que a Câmara dos Deputados cumpriu "a vontade do povo brasileiro."

No entanto, o líder da Fiesp, Paulo Skaf, estima que a resposta de Dilma Rousseff pode impulsionar a economia brasileira. "A partir de amanhã, as nossas expectativas serão positivas" para o mercado, que na semana passada já reagiu favoravelmente no "mercado de ações com a oscilação do dólar", que ficou em seu preço mais baixo do ano em comparação com real.

El País: "Presidente está à beira de abandonar a política pela porta dos fundos"
El País: "Presidente está à beira de abandonar a política pela porta dos fundos"