Nordeste

Em 6 horas, Recife tem chuvas esperadas para metade de setembro inteiro

Diário de Pernambuco | 02/09/19 - 23h41
Avenida Abdias de Carvalho teve alagamentos nos dois sentidos | Mariana Fabrício/Diário de Pernambuco

A Prefeitura do Recife informa que, segundo informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), foram registrados no Recife 58 mm de chuvas em apenas seis horas, entre as 2h e 8h da manhã desta segunda-feira (2). O volume corresponde a quase a metade do previsto para todo o mês de setembro, de acordo com a média histórica de 122,4 mm. Essa chuva coincidiu com o pico da maré alta, de 2,6 metros, às 5h53.

A Prefeitura informou que está atuando no monitoramento e na mitigação dos seus efeitos nas ruas e morros da cidade. As equipes atuaram especialmente no monitoramento do trânsito e na drenagem das áreas alagadas. Logo após o fim das precipitações todos os corredores de transporte público e de grande circulação de veículos e pessoas estavam normalizados.

A Defesa Civil do Recife informa que não foram registrados deslizamentos nas áreas de morro. Os profissionais estão de prontidão e a população pode acionar a Defesa Civil, através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24 horas.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana informa que as comportas do canal da Agamenon Magalhães estavam fechadas durante o período da maré alta, como é padrão, para evitar a elevação ainda maior do nível do canal somando as águas das chuvas com a maré. Neste período o canal foi drenado por meio de bombas e as comportas foram abertas quando a maré baixou para um nível abaixo do nível do canal. Foi registrada ainda uma ocorrência envolvendo uma queda parcial de árvore na rua Dom João VI, em Boa Viagem, que já está em atendimento pela Emlurb.

TRÂNSITO 

Equipes formadas por 250 agentes e 140 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas atuam com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. No período, a CTTU registrou ocorrências em 30 semáforos, dos quais 17 já foram atendidos. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema.

A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 149 câmeras de videomonitoramento.