Alagoas

Em agosto, setor de serviços recua 1,3% em Alagoas

Ascom IBGE | 14/10/20 - 14h30
Itawi Albuquerque / TNH1

O setor de serviços recuou 1,3% em Alagoas no mês de agosto, na comparação com julho, resultado que indicou perda após duas taxas positivas. Anteriormente, os avanços haviam sido de 3,8% e 8,4% nos meses de junho e julho, respectivamente. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o mesmo mês do ano passado - agosto de 2019-, o recuo do setor foi de 23,4% em Alagoas. No acumulado em 2020, frente a igual período do ano anterior, a queda no volume de serviços foi de 19,6%. Em doze meses, o volume de serviços caiu 15,1%.

No Brasil, o setor avançou 2,9% na passagem de julho para agosto, a terceira alta seguida, acumulando um crescimento de 11,2% nos três últimos meses. Já em relação a agosto de 2019, o volume de serviços recuou 10%, sexta taxa negativa seguida nessa base de comparação. No acumulado em 2020, a queda é de 9%. Em 12 meses, o recuo é de 5,3%, mantendo o indicador em trajetória descendente iniciada em janeiro e chegando ao resultado negativo mais intenso da série deste indicador, iniciada em dezembro de 2012.

“Apesar de três altas seguidas, o setor de serviços ainda está 9,8% abaixo do patamar de fevereiro (-1,1%)”, diz o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, ao analisar o cenário nacional, lembrando que a queda registrada em fevereiro não tem relação com a pandemia. “Esse recuo foi conjuntural e refletia, à época, uma acomodação do setor frente ao maior dinamismo apresentado no fim do ano passado. Portanto, os serviços acumularam na pandemia, entre março e maio, perda de 18,9%”, explica. 

Divulgada todos os meses, a PMS abrange cinco grupamentos de atividades da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0): serviços prestados às famílias (como alojamento e alimentação), serviços de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio e outros serviços.