Alagoas

Em AL, cai número de pessoas com sintomas combinados associados à Covid-19 no mês de junho

Ascom IBGE | 23/07/20 - 13h32
Thallyson Alves / Agência Alagoas

Em Alagoas, caiu para 98 mil o número de pessoas que se queixaram, no mês de junho, de sintomas conjugados relacionados à síndrome gripal e que podiam estar associados à Covid-19. Em maio, eram 108 mil. Os dados são da PNAD COVID19 Mensal, divulgada nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Para a pesquisa, considera-se que apresentou sintomas conjugados as pessoas que tiveram perda de cheiro ou sabor; febre, tosse de dificuldade de respirar; e febre, tosse e dor no peito. 

Por outro lado, houve aumento na procura por atendimento em estabelecimentos de saúde. Entre aqueles que apresentaram algum dos sintomas conjugados, 43,8% buscaram atendimento em junho, contra 33,8% no mês anterior. Em números absolutos, o número de pessoas que buscaram atendimento passou de 36 mil para 43 mil.

Em AL, proporção de pessoas com sintomas conjugados no total da população é a segunda maior do Nordeste

As 98 mil pessoas com sintomas conjugados representavam 2,9% da população alagoana estimada para o mês de junho. Na comparação regional, a proporção só foi menor que a observada no Maranhão (3,1%). No Brasil, Alagoas ficou com o 7º maior percentual, atrás ainda do Amapá (5,6%), Roraima (5%), Amazonas (3,7%), Pará (3,2%) e Acre (3%). 

1 a cada 4 domicílios com idoso tinha ao menos um morador com sintomas conjugados

Apesar da queda no número de pessoas com sintomas conjugados ou com pelo menos um dos 12 sintomas relacionados à síndrome gripal, aumentou percentualmente em Alagoas o número de domicílios com presença de idoso em que ao menos um morador tinha sintomas conjugados (24,9%). Em maio, eram 22,1% dos domicílios, o que representava uma proporção de cerca de 1 a cada 5 domicílios.