Interior

Em Arapiraca, Hospital Regional encerra ala Covid e anuncia novos serviços

Assessoria | 26/08/21 - 12h18
A cerimônia foi realizada no portão de acesso a instituição e contou com a presença do provedor Geraldo Magela Pirauá | Foto: Assessoria

Um evento marcado pela emoção e homenagens. Assim foi a solenidade de encerramento das atividades da ala da Covid-19 do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, ocorrida na manhã da última quarta-feira (25). A cerimônia realizada no portão de acesso a instituição contou com a presença do provedor Geraldo Magela Pirauá, dos diretores Ulisses Pereira e Adailton Reis, do coordenador da Ala COVID, Warlisson Tenório, além de médicos, funcionários e pacientes. O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, também esteve no hospital.
 
A decisão adotada pelo HR se deve ao avanço da campanha de vacinação em Arapiraca e a diminuição dos casos de Covid-19 em todo o município e região. Inaugurada em maio de 2020, a Ala foi aberta no auge da pandemia para fortalecer a rede de apoio contra a doença no Estado, onde foram ofertados 25 leitos, sendo 15 clínicos e 10 de UTI.

Durante esse período o trabalho oferecido aos pacientes do Covid foi destaque pela humanização e investimentos da instituição na melhoria de equipamentos e infraestrutura. Nesse período o Regional atendeu 861 pessoas infectadas pelo vírus, dos quais  556 pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo.
 
Também foram adquiridos novos respiradores e houve o aumento da capacidade de gases medicinais, substituindo os antigos cilindros. Um mês após a inauguração, em junho do ano passado, a Ala também passou a contar com serviços de hemodiálise no próprio Regional, já que antes esse atendimento era realizado externamente.
 
O Hospital Regional ainda implantou atendimentos diferenciados com a presença de profissionais de diversas áreas, incluindo novos psicólogos. O “Olhar que Cura” aproximou familiares no período das internações através de visitas monitoradas e realizadas com apoio de uma janela de vidro. O projeto foi destaque dentre essas medidas terapêuticas.

‘Emocionante e marcante esse momento. “Agradeço a todos que se empenharam e salvaram tantas vidas”, falou o provedor Magela Pirauá durante o evento, que contou também com as falas de membros da equipe de trabalho, apresentação de vídeos e homenagens aos profissionais de saúde.

O prefeito Luciano também destacou o trabalho da equipe. “Não existe palavra para agradecer a vocês por tudo que fizeram nessa pandemia. Vivemos um momento ainda difícil em nossa sociedade e a prática mostrou a importância do SUS. O Hospital Regional tem uma tradição no atendimento em saúde. Apesar das perdas nesse período, quero mais uma vez agradecer a todos os que fazem este hospital, pelo compromisso e dedicação em salvar muitas vidas”, afirmou.

Nesse período o Regional atendeu 861 pessoas infectadas pelo vírus, dos quais  556 pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo. Foto: Assessoria

Novidades

Durante o evento, os diretores do Hospital Regional aproveitaram para anunciar a aquisição do novo tomógrafo, que já atende aos pacientes internos, mas que será disponibilizado para o público externo. Para isso, está sendo erguido um anexo onde funcionará o Centro de Imagem, que além do aparelho contará com serviços adicionais no segmento. “Nossa instituição é referência na saúde e continuaremos avançando com responsabilidade, cuidado e amor por vida humanas”, ressaltou Magela.