Alagoas

Em áudios, moradores e turistas relatam sintomas causados pela maré vermelha em AL

TNH1 | 01/02/24 - 12h31
Reprodução / Documentário A Febre Que Vem do Mar

Falta de ar, coriza, tosse, queimação na pele. Estes são alguns dos sintomas relatados por moradores e turistas na praia do município da Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas, após um suposto ‘surto’ que teria sido causado pelo fenômeno natural conhecido como ‘Maré Vermelha’.

“A água ficou meio avermelhada na costa e quem tomou banho nessa água ficou com sintomas de vômito, com ardor na pele, até falta de ar”, diz um trecho de um áudio recebido pelo TNH1.

A mesma pessoa traz mais detalhes sobre o surto no resort na Praia de Carro Quebrado, no qual hóspedes teriam sido contaminados e estão em observação. Também teriam funcionários internados e os trabalhadores estariam usando máscaras.

Outra pessoa relata que os sintomas começam com espirro, depois uma coceira na garganta, tosse seca, depois as reações podem variar. “Tem gente que tem crise de vômito, outros têm diarreia. Pensaram que era um vazamento de gás no hotel, mas não foi. Aí recebemos a informação de que seria essa contaminação”.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado ao local nessa quarta-feira, 31, às 18h30, com a suspeita de que estaria havendo um vazamento de gás no estabelecimento. Mas ao chegar ao local, os militares não detectaram nenhum vazamento e, por precaução, pediram aos hóspedes que procurassem uma área mais arejada até que fosse descoberto o que estava causando o forte cheiro. 

"A guarnição deu orientação em caso de alguém se sentir mal, que fosse encaminhado para unidade de emergência mais próxima a fim de receber atendimento médico", diz o relato da ocorrência divulgado pelo Corpo de Bombeiros.

Ao TNH1, o CBM informou que, segundo relatos de funcionários do hotel, a intoxicação das vítimas pode ter sido causada pela Maré Vermelha, que aconteceu em algumas regiões do litoral do Nordeste. No entanto, os bombeiros não confirmaram, apenas registraram as informações dos funcionários.

Veja a nota enviada pela Prefeitura da Barra de Santo Antônio:

A Prefeitura da Barra de Santo Antônio, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foram realizados 191 atendimentos das 16h30 dessa quarta-feira, dia 31 de janeiro até 07h desta quinta-feira, dia 1º de fevereiro. Esses pacientes que foram atendidos são procedentes da Praia de Carro Quebrado e de um Hotel apresentando sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal, dor de garganta e hiperemia conjuntival) que até o momento não tem causa definida. Segundo informações colhidas inicialmente, esses sintomas podem ser provocados por um fenômeno da natureza denominado “Maré Vermelha”.