Em cerimônia na Europa, jovem alagoano recebe prêmio em evento da ONU

Publicado em 26/11/2024, às 11h40
"Do Biu para o mundo" estampava a camisa do jovem alagoano Odilon Gomes, durante evento em Portugal - Divulgação
"Do Biu para o mundo" estampava a camisa do jovem alagoano Odilon Gomes, durante evento em Portugal - Divulgação

Por Assessoria

"Do Biu para o mundo" estampava a camisa do jovem alagoano Odilon Gomes, durante evento na cidade de Cascais, em Portugal, onde recebeu o prêmio Plural+, promovido pela ONU e outras instituições parceiras. A premiação, realizada nessa segunda-feira (25), reconheceu os melhores curtas-metragens do mundo que participaram do festival internacional.

O trabalho de Odilon com o filme “Uma Carta Para o Mundo” ficou entre os 10 melhores do planeta e recebeu elogios de diversas organizações internacionais. "Esse prêmio não é apenas meu, mas de todas as pessoas que me incentivaram a chegar mais longe. Ele é da minha mãe, que sempre sonhou comigo, dos meus professores e da minha comunidade", declarou Odilon em sua emocionante fala de agradecimento.

O jovem cineasta destacou em seu discurso o quanto o filme também reflete os desafios vividos por ele. "Como jovem negro eu vivi e senti esses muros. Eles não são apenas metáforas, são barreiras reais que nos afastam das oportunidades e tentam nos fazer acreditar que pertencemos a um lugar menor, mais restrito. Mas os muros não me definem, assim como não define nenhum de nós", destacou.

O festival Plural +, promovido pela Aliança das Civilizações da ONU em parceria com outras instituições, tem como objetivo incentivar jovens cineastas a criarem filmes de impacto social, abordando questões como inclusão, diversidade e desenvolvimento sustentável.

Além do sucesso no cinema, Odilon é conhecido por seu trabalho em projetos sociais no bairro Benedito Bentes, popularmente conhecido como Biu. Ele lidera iniciativas voltadas para o engajamento comunitário e o apoio a jovens em situação de vulnerabilidade, demonstrando que seu talento vai muito além das telas.

Gostou? Compartilhe