Alagoas

Em Maceió, dona de casa recebe sementes da China em pacote com celular; veja vídeo

Eberth Lins | 06/10/20 - 10h48

Moradora do bairro João Sampaio, em Maceió, Eliane Noronha há tempos é adepta do E-commerce, as compras pela internet. A mais recente, no entanto, veio com um 'brinde' um tanto intrigante. Junto ao novo aparelho celular, a dona de casa recebeu também um pacote com sementes vindas da China. Pacotes a exemplo deste têm chegado em diversos estados do Brasil e chamaram a atenção do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem orientado para que o conteúdo não seja manipulado e, de forma  alguma, seja cultivado.

Em entrevista ao TNH1, Eliane Noronha contou ter ficado surpresa e preocupada. "Eu nem quis mexer muito. Do jeito que chegou, eu deixei. Fico com receio porque vi umas matérias falando sobre essas sementes misteriosas e também tem muita gente falando que pode oferecer algum risco", disse a dona de casa. 

Na parte externa do pacote, existe um QR-Code (código para captura pelo celular) que, segundo a dona de casa, não funcionou. "Tentamos acessar para pegar alguma informação, mas não conseguimos. A gente fica sem saber o que fazer, mas um parente ficou de passar na minha casa, buscar o pacote e levar no órgão competente", contou.

Ministério da Agricultura em AL orienta como proceder

O chefe da Fiscalização Vegetal do Ministério da Agricultura em Alagoas, Jorge Pohl, reafirma a importância dos pacotes serem entregues ao Ministério, que está enviando os pacotes para análise em um laboratório de Goiás.

"A orientação é para que as pessoas não manipulem essas sementes e não joguem no lixo para evitar algum tipo de contaminação. Outra coisa, temos recebido somente os pacotes com a sementes, mas é importante que as pessoas nos tragam também a embalagem com as informações para ajudar nas investigações", explicou.

"Também há casos de pessoas que contrariam as orientações e plantam essas sementes. Nestas situações, é importante que quem plantou entre em contato para que uma equipe do Ministério vá até o local para colher uma amostra da planta", acrescentou Pohl.

Onde entregar as sementes

Quem receber pacotes com sementes estranhas em Alagoas deve entregar na portaria da sede do Ministério da Agricultura no estado, localizada na Avenida Fernandes Lima, número 72. 

O telefone do orgão aqui em Alagoas é o 3215-4701.