Maceió

Em meio a protestos por segurança, motorista de app assassinada é sepultada em Maceió; vídeos

TNH1 | 16/08/22 - 17h00
Gisélia Santos/TV Pajuçara

Um grande número de pessoas, entre familiares, amigos e colegas de profissão, esteve no Cemitério Parque das Flores, em Maceió, na tarde desta terça-feira, 16, para prestar a última homenagem à motorista de transporte por aplicativo Amanda Pereira, morta por asfixia por estrangulamento depois de ser assaltada na noite de segunda-feira, 15. O corpo dela foi encontrado no Rio do Meio, no bairro de Benedito Bentes, em Maceió, nesta madrugada.

A família de Amanda se dividiu entre o choro pela tristeza de perder um ente querido e os abraços recebidos por quem foi ao cemitério prestar solidariedade. A mãe da jovem, dona Valdice, acompanhou o velório a todo momento perto do caixão da filha. Por volta das 17h, Amanda foi sepultada sob aplausos.

Veja vídeos:

"Por que eles foram matar a minha filha? Uma mulher, uma pessoa indefesa, que não representava qualquer tipo de insegurança para eles. Fico sem entender. Quero agradecer todo o apoio que a família teve da sociedade", disse seu Adailton, pai de Amanda.

O tio da vítima, seu Nelson, também prestou a última homenagem à motorista de app e, emocionado, exaltou a sobrinha em discurso. "Mesmo tendo a idade mais avançada, aprendi muito com ela, com sua humildade, com a sua força, com a sua forma de batalhar a vida", disse.

Motoristas de app também participaram da cerimônia. Eles se concentraram momentos antes do sepultamento, do lado de fora da capela, e lamentaram a morte precoce da colega de trabalho, além de debater sobre a falta de segurança e a organização de novos protestos para chamarem a atenção do poder público.

No fim desta tarde, ao menos três pontos da capital devem ter a presença de motoristas em protesto pela morte de Amanda. Trechos das avenidas Fernandes Lima e Menino Marcelo, além do entorno do Aeroporto Zumbi dos Palmares, devem ser bloqueados pela categoria. O trânsito deve apresentar lentidão. 

Causa da morte - A Polícia Científica do Estado de Alagoas informou que as perícias criminais no corpo da motorista de aplicativo, Amanda Pereira dos Santos de 27 anos, e no veículo que ela utilizava quando foi assassinada, foram concluídas nesta terça-feira, 16.

De acordo o perito médico legista Luiz Mansur, do Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima (IML de Maceió), a jovem morreu em decorrência de asfixia por estrangulamento. Segundo Mansur, o corpo não apresentava evidência de abuso sexual. Foram colhidos vários vestígios como materiais biológicos para exames posteriores. 

Roubo de "bens irrelevantes" - A Polícia Civil concedeu entrevista coletiva no final da manhã desta terça-feira (16), para falar sobre as investigações do caso da morte da motorista de app, Amanda Pereira. O corpo de Amanda foi localizado horas depois do carro ter sido encontrado abandonado no bairro Cidade Universitária.

De acordo com o delegado do caso, Rodrigo Sarmento, a principal linha de investigação é que mataram Amanda para roubar. O delegado disse, entretanto, que foram levados bens irrelevantes, como o estepe do veículo, o som automotivo e talvez uma quantia em dinheiro que estivesse em posse da motorista.