Meio Ambiente

Em menos de 24h, choveu a metade do volume esperado para todo mês de maio em Penedo

TNH1 | 07/05/24 - 17h26
Reprodução

Até às 7 horas da manhã desta terça-feira, 7,  já havia chovido cerca de 188,2 milímetros em Penedo, cidade que fica localizado na região do Baixo São Francisco, em Alagoas. De acordo com a Secretaria de Comunicação do município, o volume representa a metade do esperado para todo o mês de maio na região.

O grande acumulado de chuva, registado em um intervalo de quinze horas, foi medido na estação meteorológica instalada no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Segundo o instituto, o volume de chuva é considerado o segundo maior em menos de 24 horas desde que se iniciaram as medições no município.

“O maior volume foi em 25 de maio de 2022, quando choveu  244,5 mm. Esse é considerado o maior volume para o período de 24 horas desde que se iniciaram as medições, em 1935, em Penedo”, explicou Lucas Suassuna, professor do Instituto Federal de Alagoas.

Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação de Penedo

Ainda na manhã de hoje, a Secretaria Municipal de Educação de Penedo optou por suspender as aulas em toda a rede municipal de ensino.  "De forma preventiva, as aulas em toda rede municipal de ensino estão suspensas. Todas as pastas da Prefeitura de Penedo estão mobilizadas para atender as demandas da população", disse a Semed.  

Por conta das fortes chuvas, algumas ruas foram interditados por contas de danos no calçamento. A Prefeitura de Penedo também suspendeu a coleta de lixo doméstico nas seguintes comunidades da zona rural: Marizeiro, Catrapó, Ponta Mofina, Ilhas das Canas e Campo Grande.