Interior

Em Penedo, indígenas são acolhidos em escola por causa das chuvas

Secom Maceió | 31/05/22 - 08h03
Secom Penedo

As ações de busca ativa realizadas pela Prefeitura de Penedo para localizar e acolher pessoas afetadas pelas chuvas resultaram na identificação de indígenas vivendo em condições insalubres e em situação de pobreza.

O trabalho realizado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMDSH) encontrou 9 adultos e 16 crianças em uma vila, grupo que se identifica da etnia Pankararu e se encontra em Penedo há cinco anos, desde que deixaram a aldeia Xucuru-kariri, município de Palmeira dos ìndios.

“Algumas das crianças indígenas já nasceram em Penedo, são famílias em situação de risco social e somente uma delas recebe o Auxílio Brasil”, explica Rafael Ferreira, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social.

As péssimas condições dos imóveis da vila foram analisadas por engenheira da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), mais uma razão para o acolhimento dos indígenas.

As famílias foram levadas até uma das unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed), onde dançaram o toré, ritual para expressar seu agradecimento pela assistência ofertada pela Prefeitura de Penedo.