Saúde
JHC anuncia que antigo Papódromo será um dos pontos de vacinação em Maceió
Maceió
Incêndio atinge prédio habitado por moradores de rua, em Maceió
Braskem realiza reunião com moradores da Zona H, recém-incluída no mapa de desocupação
Pagamento do Bolsa Família começou nesta segunda-feira; veja calendário para este ano
HGE passará a realizar cirurgias ortopédicas de alta complexidade em 10 dias
Prefeitura interdita bares por desobediência a decreto
Alagoas
Aeronaves do Grupamento Aéreo transportam vacinas para hospitais de Porto Calvo e Arapiraca
Vacinação: AMA recomenda que prefeitos sigam orientações do Ministério da Saúde
Alagoas tem 112.097 casos da Covid-19 e 2.638 óbitos
Após suspensão das nomeações, aprovados em concurso de Major Izidoro vão tomar posse
Ufal e Uncisal: vacina é importante para imunidade coletiva e volta à 'normalidade'
Carlinhos Maia diz que convite para vacina contra Covid-19 partiu do prefeito de Maceió; vídeo
Nordeste
Leão do Parque de Dois Irmãos morre por complicações do câncer
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Prefeitura de Salvador prevê 570 mil doses de vacina para grupos prioritários
Homem de 35 anos é morto pela companheira em apartamento de luxo de Salvador
Passageiro é picado por escorpião dentro de avião
Polícia
Comissão de delegados vai investigar morte de policial civil em Riacho Doce
Homem arromba pet shop na Jatiúca e leva três cachorrinhos irmãos; vídeo
Policial morto em tiroteio será sepultado nesta terça, em Murici
Sindpol-AL pede investigação de morte de policial civil em Riacho Doce; vídeos registraram tiroteio
Dois são presos e polícia apreende 47 máquinas caça-níqueis em Jatiúca e Mangabeiras
Jovem é morto a tiros enquanto esperava carro de aplicativo em Riacho Doce
Gente Famosa
Karol Conká e Carla Diaz estarão no BBB21; veja lista de participantes
Cultura
Esquenta para posse de Biden: filmes e séries sobre vida na Casa Branca
Live sobre Folia de Reis abre programação do Museu do Pontal no Rio
Gusttavo Lima confirma tentativa de retomar casamento com Andressa Suita, diz colunista
Duda Reis sobre relacionamento com Nego do Borel: ‘Agressões eram constantes’
Whindersson mostra chegada de oxigênio a Manaus: 'Ninguém acima do povo'
Um ciclo de abusos, silêncio e traumas. Era assim a vida de uma família de Jaboatão dos Guararapes até a última segunda-feira (3), quando o patriarca e matriarca foram presos pela Polícia Civil. O pai, pedreiro de 45 anos, é acusado de estuprar os próprios filhos, netos e sobrinhos nos últimos 20 anos, quando cada um deles eram crianças/adolescentes - seriam 12 vítimas, ao todo. A mãe, dona de casa de 44 anos, apontada como cúmplice, por acobertar e desencorajar qualquer tipo de denúncia.
O caso foi revelado nesta sexta-feira (7), em coletiva de imprensa com a delegada Vilaneida Aguiar, da 2a Delegacia de Crimes Contra a Criança e Adolescente e Atos Infracionais (DPCCAI). “Era a casa dos horrores. Um ciclo de crimes horrendos que aconteciam”, analisa. A história toda começou a ser desvendada quando três filhas, maiores de idade, procuraram a polícia no dia 21 de julho, revelando o que passaram quando menores.
“As mulheres resolveram denunciar o caso porque estavam muito preocupadas, porque eles residiam ainda com outros filhos em casa. Elas contaram que foram abusadas quando eram crianças e adolescentes. O pai drogava, ameaçava, batia para continuar praticando esses atos hediondos e a mãe encobria, dizia que todos iam passar fome, não tinha para onde ir, que os filhos tinham que negar quando alguém perguntasse”, conta Vilaneida.
O casal teve oito filhos, ao todo. As três filhas que denunciaram já não moravam sob o mesmo teto. O ciclo de abusos teria sido interrompido tão logo cada uma delas foram se casando e indo viver a própria vida. Da mesma forma, um outro filho adulto já tinha saído de casa. Sob o mesmo teto, ainda, residiam duas crianças - de 8 e 9 -, uma adolescente de 17 e um jovem cadeirante de 19.
“Ele usava o artifício de dopar e algumas vítimas não se lembram nem do que fizeram. Ele praticamente abusou de todos os filhos quando eram pequenos. E há suspeita de que ele continuasse abusando quem morava em casa”, prossegue. Até o momento, os indícios mais concretos são de seis filhos. As crianças pequenas passarão por exame sexológico.
A filha mais velha, de 24 anos, recorda de abusos desde o cinco anos de idade. Já outra, também adulta, acredita que o pai colocava substâncias na comida de casa. “Ela suspeita disso, de que era dopada na refeição. Quando ainda morava na mesma casa, ela parou de comer e, assim, pararam os abusos”, acrescenta.
“Uma das filhas já viu o pai se esfregando no filho cadeirante. E outra teria escutado o desabafo dele de que teria sido abusado sexualmente. No entanto, ainda não conseguimos pegar o depoimento dele porque o rapaz está profundamente abalado, nervoso com a prisão dos pais”, acrescenta.
Além dos oito filhos, estão sendo investigados abusos praticados contra dois netos - de 2 e 3 anos - e duas sobrinhas. O pai, quando desconfiou que seria preso, fugiu de casa, mas foi localizado e preso. Já a mãe, com medo de ser linchada pela vizinhança, foi acolhida por uma das filhas maiores, junto com as duas crianças, a adolescente e o cadeirante.
O pai e a mãe foram indiciados por estupro, estupro de vulnerável e concurso para o crime. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem (Cotel) de Abreu e Lima, ela para Colônia Penal do Bom Pastor, na Iputinga, Zona Oeste do Recife. “Cada um responde na medida de sua participação. A mãe também é culpada, pois o crime que praticamente acontece há 20 anos no seio familiar e ela encobria. Não há justificativa alguma para eliminá-la de responder por esses crimes”, pontua a delegada.