Contextualizando

Determinação de Paulo Dantas faz Estado avançar na definição do reajuste dos seus servidores

Em 6 de Julho de 2023 às 07:43

A luta ainda não acabou: governo e servidores públicos estaduais tiveram nesta quarta-feira (5) nova rodada de negociações na tentativa de definir o reajuste salarial da categoria.

O palco do embate Movimento Unificado dos Servidores x governo do Estado foi o Palácio República dos Palmares, havendo mais um avanço nas negociações, em benefício do funcionalismo, com apresentação de nova contraproposta de reajuste salarial.

Acordou-se, então, em ser antecipada de outubro para setembro a implantação da primeira parcela da reposição do índice da inflação de 2022 (5,79%), com 3% na folha de setembro e 2,79% em janeiro do próximo ano.

Os entendimentos continuam em aberto, pois há chances de os 2,79% previstos para janeiro serem antecipados para dezembro de 2023.

O parâmetro continua a ser o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, que o governo estadual tem de obedecer para não ficar impedido de receber repasses federais.

Nesse contexto, é um grande avanço para o funcionalismo, que chegou a ser informado oficialmente, há cerca de um mês, que não teria nenhum reajuste neste ano e agora já vislumbra boas possibilidades.

Tem sido fundamental o empenho do governador Paulo Dantas, que admitia o “reajuste zero”, baseado em dados apresentados pelo corpo técnico do governo, e agora apresenta uma nova realidade, conduzindo diretamente as tratativas com o Movimento Unificado dos Servidores.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas