Alagoas

Enem 2023: Alagoas registrou aumento de 32% no número de inscritos

Ascom Seduc-AL | 11/11/23 - 14h07
Foto: Reprodução/Seduc

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá seu último dia de provas neste domingo (12) e, em Alagoas, 82.762 pessoas se inscreveram no exame, um quantitativo 32% maior que no ano passado. Na rede estadual de ensino, que teve mais de 22 mil inscritos, os últimos dias foram de revisão de conteúdos e de dicas para as provas de ciências da natureza e matemática.

Durante a semana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) intensificou aulões de revisão do Programa Foca no Enem no Youtube (canal Foca no Enem-AL) com conteúdos e dicas de matemática e ciências da natureza. Nos últimos meses, a secretaria alternou aulões online e presenciais em todo o estado: entre maio e outubro foram realizados 13 aulões presenciais em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Junqueiro, Penedo, Palmeira dos Índios, Viçosa, Santana do Ipanema, Matriz de Camaragibe, União dos Palmares e Batalha, atendendo 5.670 estudantes. 

Além disso, nos dias 28 e 29 de outubro, uma parceria entre a Seduc e Organização Arnon de Mello (OAM) também contemplou mais de 10 mil estudantes com aulões simultâneos em Maceió e Arapiraca.

“Tivemos uma última semana de preparação dos estudantes para a segunda prova do ENEM, com uma intensa revisão nas escolas, de forma presencial, e, de forma online, por meio do canal @focanoenemal. Nessa etapa do processo, foram trabalhados especificamente os componentes da área de Natureza: Matemática, Química, Física e Biologia. Além disso, os professores mentores continuam mobilizando os estudantes para participação neste segundo dia de prova”, fala a gerente Especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa.

Para ela, as expectativas são as melhores em relação à prova de domingo. “Devido ao trabalho realizado, durante todo o ano, estamos muito confiantes e aguardando um resultado histórico para os estudantes da rede estadual de Alagoas, assim como ocorreu com as inscrições neste ano de 2023”.

NAS ESCOLAS

Na Escola Estadual José da Silveira Camerino, no Cepa, a sexta-feira (10) foi dia de aulão de matemática para os estudantes. Eles também receberam kits carinhosamente montados pela equipe gestora para o dia da prova. A diretora Sheila Cardoso está confiante em relação ao desempenho dos seus alunos. 

“Durante todo o ano fizemos aulões, simulados e buscamos sempre repassar as melhores dicas e conteúdos. Inclusive o tema da redação do Enem foi trabalhado aqui na escola. Por isso, estamos confiantes de que nossos alunos se sairão bem e conquistarão suas vagas no ensino superior. Nós estaremos torcendo por eles”, afirma a gestora.

Concorrendo a uma vaga no curso de Direito, a estudante Samara Borges elogia a preparação, apoio e incentivo que recebeu da escola. “Temos professores muito preparados e que trouxeram para os aulões assuntos que realmente caíram na prova. Por isso, acredito que teremos ótimas notas”, estima a jovem.

Seu colega Marcos Araújo, que também busca uma vaga em Direito, agradece ao carinho e cuidado que a escola dedicou aos alunos durante todo o ano. “Eles sempre nos incentivaram, orientaram a gente a estudar desde o início do ano, a conhecer bem o Enem. Por isso acredito que eu e meus colegas teremos uma excelente pontuação”, afirma.

Carlos Eduardo da Silva Freitas, que almeja uma vaga no curso de História e Jamille Santos, que pretende cursar Matemática ou Educação Física, também se mostram confiantes. “Recebemos um material muito bom de nossos professores e, no primeiro dia de provas, consegui acertar 52 questões”, conta Carlos. “Sempre gostei de exatas e, com esses aulões que tivemos hoje e no decorrer do ano, acredito que conseguimos acertar 80% da prova”, estima Jamille.

O professor de matemática, Wilson de Souza, dá dicas para quem fará a prova neste domingo. “Faça primeiro as questões que você considera mais fáceis, deixando as difíceis por último. E, acima de tudo, fique tranquilo e confie no seu potencial, pois você estudou o ano inteiro e está preparado”, orienta.