Alagoas

Enfermeira ganha prêmio em evento que enaltece e valoriza atendimentos pelo SUS

Sistema Único de Saúde é discutido com trabalhos exitosos e exemplares; Sineal é destaque

Assessoria | 17/04/19 - 20h48
Divulgação

A dedicação colocada em prática por toda uma equipe de saúde e apresentada pelas enfermeiras ganhou reconhecimento em um evento realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).

Nos dias 11 e 12 de abril, vários profissionais da área da saúde se reuniram na I Mostra Alagoas Aqui Tem SUS, realizada pelo Cosems, no município de Maceió. A enfermeira que faz parte da direção do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal), Mara Gabriela, do município de Atalaia, foi destaque recebendo o prêmio de primeiro lugar pelo trabalho “Circuito eu sou SUS Pré Natal: uma estratégia para fortalecer a adesão ao pré-natal na E.S.F. Branca II em Atalaia”. O mesmo traz uma série de atividades que garante o bem estar da gestante e o que ela precisa realizar durante todo o pré-natal.

“Temos muito orgulho de todos que compõem o Sineal, somos uma equipe qualificada e premiada, esse é o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas. Somos quem luta diariamente por melhorias para a categoria e ainda somos completamente dedicados ao nosso trabalho diário que mais amamos, a enfermagem,” se emocionou a presidente do SINEAL Renilda Barreto em falar sobre Mara.

No total, foram 220 trabalhos inscritos, com a participação de 36 municípios alagoanos. Os três primeiros lugares premiados foram resultados de trabalhos desenvolvidos por enfermeiras, que conseguiram colocar em prática e "quebrar um tabu" sobre o SUS. Dar uma nova roupagem e um modelo que consiga ser colocado em prática na saúde pública é o desafio desses profissionais. “Temos o reconhecimento do trabalho realizado todos os dias através dos nossos pacientes, a satisfação deles é a nossa realização, é o termômetro de que estamos no caminho certo e de que só precisamos melhorar a cada dia. Assim tentamos fazer.”, explicou Mara.

Além de Mara, foram campeões também os trabalhos das enfermeiras Klébia de Oliveira e Ana Wanderley, dos municípios de Batalha e Girau do Ponciano, respectivamente. “ Foram muitos os trabalhos apresentados e nos orgulham tanta dedicação de todos, das colegas enfermeira que também foram destaques. Não posso esquecer de citar nominalmente cada um responsável para que este trabalho seja colocado em prática: Cláudia, Vera, ‘Galega’, Dilma, Helena, Vânia, Nailza, Filipe, Vilma, José Maria, Fernando, Sandro, Mônica, Tânia, muito obrigada a todos”, concluiu a vencedora.