Economia

Engenharia e transporte terrestre puxam recuo de 4,8% dos serviços em setembro

17/11/15 - 16h34


A retração nos serviços de engenharia e transporte terrestre de carga puxaram a queda de 4,8% registrada no volume total dos serviços em setembro, em relação a setembro de 2014, segundo Roberto Saldanha, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Na composição da taxa global de volume, Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio foram responsáveis por -2,1 pontos porcentuais, enquanto os Serviços profissionais, administrativos e complementares responderam por -1,6 ponto porcentual. 


Dentro dos serviços profissionais e administrativos, o principal recuo foi na área de engenharia. "Isso, de certa forma, reflete essa retração na decisão de investir, como em áreas de prospecção de petróleo, mecânica e civil. As empresas estão cortando gastos", explicou Saldanha.


Nos Transportes, o destaque negativo foi o subsegmento de transporte terrestre, que caiu 11,5% em setembro. "De 2012 a 2014, o setor cresceu, aumentou a oferta de transporte de carga por conta de incentivos para a compra de caminhões. Se a economia estivesse operando de forma normal, poderia absorver essa oferta de frete. Mas não é o caso, a indústria está em retração, a demanda está desaquecida tanto para o transporte de matérias-primas quanto escoamento de produção", justificou o gerente da pesquisa.