Maceió

Engenheiros contratados pela Braskem iniciam inspeção em prédios no Pinheiro

Redação com Assessoria | 15/05/19 - 14h24
Reprodução/TV Pajuçara

Os conjuntos habitacionais Divaldo Suruagy e Jardim Acácia e as escolas municipais Padre Brandão Lima, Radialistas Edécio Lopes Lopes, Luiz Calheiros Júnior e a estadual Nossa Senhora do Bom Conselho começaram a ser inspecionados por engenheiros civis contratados pela Braskem, nesta quarta-feira (15).

De acordo com a petroquímica, o objetivo do trabalho técnico é avaliar a integridade das estruturas das edificações no bairro de Pinheiro, em Maceió.

O engenheiro civil Marcelo Melo, responsável pela inspeção, contou à reportagem da TV Pajuçara que, através de uma análise visual, os profissionais devem identificar a gravidade das rachaduras presentes nos imóveis.

“Vamos identificar o que está aparecendo. Ela [a inspeção] já diz alguma coisa do que já precisamos. Na própria rachadura já dá pra identificar o tipo de dano que está acontecendo, Vamos ter noção da gravidade ou não daquela unidade", destacou.

Melo ainda revelou que a equipe fez um cronograma do serviço e a previsão para a conclusão do trabalho é de 45 dias. “É uma equipe com seis engenheiros que buscam mais reforços. Fizemos um cronograma de 45 dias. Vai depender da presença dos moradores, pois isso agiliza. Numa manhã ou num dia podemos fazer seis blocos [com a presença dos proprietários] e com isso queremos fazer uma produção mais rápida para ser concluída antes do prazo”, afirmou.

A ação da Braskem faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Município de Maceió, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e os Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MPE) e do Trabalho (MPF) como parte das ações de mitigação conduzidas pela empresa no bairro do Pinheiro.

As edificações prediais estão no mapa de feições elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com a Defesa Civil Municipal.

Uma empresa de engenharia sugerida pelo Crea-AL e contratada pela Braskem constatará o estado de conservação dos prédios. Os engenheiros serão acompanhados por integrantes da Defesa Civil durante o serviço. O objetivo é constatar se há a existência de recalques (movimentações), fissuras, trincas e danos que comprometam a integridade e das estruturas analisadas. Com o resultado da inspeção, será possível avaliar a segurança dos imóveis.