Alagoas

Equatorial orienta para os cuidados na hora de instalar antenas

Assessoria Equatorial | 04/09/20 - 16h20

Com o isolamento social, devido a pandemia do novo coronavírus, muitas famílias têm ficado mais tempo em casa e acabam indo fazer alguns ajustes e adaptações em casa, para proporcionar mais conforto. Um dos serviços é a instalação de antenas de TV, que se não forem adotados os cuidados necessários, podem causar acidentes, principalmente quando instaladas próximas a rede elétrica.

Por mais simples que pareça, o serviço de instalação de uma antena de tv pode representar um risco a população. O alerta é do executivo de Segurança da Equatorial Energia Alagoas, Rafael Clemente. Ele orienta aos clientes que tomem cuidado na hora de instalar antenas de tv.

“É importante que o serviço seja feito por um profissional qualificado e devidamente protegido com os equipamentos de segurança adequados”, orientou Rafael. Segundo ele, é importante estar atento para não fazer a instalação em tempo chuvoso e verificar a distância da rede elétrica antes de subir no telhado. A antena precisa respeitar uma distância mínima de três metros da rede elétrica, para evitar acidentes, que podem ser fatais.

Conheça mais quatro dicas importantes a serem seguidas durante a instalação de uma antena de tv:

- Tome cuidado ao manusear o cabo da antena, mantenha-os rente a parede da edificação; jamais utilize materiais flexíveis como bambus ou canos de PVC, ferro ou alumínio, pois há o risco de perder o equilíbrio e a antena cair sobre a rede;

- Nunca instale a antena próxima a para-raios, nem interligue o cabo da antena aos condutores elétricos;

- Durante a instalação, não arremesse cabos sobre a rede elétrica, mesmo que eles sejam encapados, pois a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade; marquises jamais devem servir de local para a instalação de antenas, devido à proximidade das redes elétricas;

- Instale a antena o mais distante possível da rede elétrica, de preferência, do lado oposto ao da fiação.

A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.